mar
22

‘ESPAÇO CIÊNCIA’ PROMOVE EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO “DIA DA ÁGUA”

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda, Pernambuco     Tags

A Organização das Nações Unidas (ONU) adotou desde 1992 o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água. E o Estado de Pernambuco, desde 1998, comemora este dia difundindo a gestão das águas e buscando conscientizar a população sobre o uso racional desse elemento tão precioso. Nesta semana, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) realizará diversos eventos em todo o estado.

O tema escolhido pela ONU para este ano é ‘Água e Emprego’. Destacando como a água e os trabalhos têm o poder de transformar a vida das pessoas: a água é fundamental para a sobrevivência humana, o meio ambiente e a economia. Além disso, o trabalho digno pode proporcionar renda e pavimentar o caminho para avanços sociais e econômicos mais amplos. Hoje, quase metade dos trabalhadores do mundo – 1,5 bilhão de pessoas – trabalham em setores relacionados com a água e quase todos os postos de trabalho dependem dela e daqueles empregos que garantem fornecimento de água seguro. No entanto, milhões de pessoas que trabalham com água, muitas vezes não têm seus empregos reconhecidos ou protegidos por direitos trabalhistas básicos.

Para estudantes da rede pública, as comemorações deste ano começaram nesta segunda-feira (21) e seguirão até o próximo dia 23. Nesses três dias, serão promovidas visitas ao Museu Espaço Ciência, onde várias atividades práticas e interativas serão realizadas com conteúdos educativos sobre uso adequado e práticas de preservação dos recursos hídricos e sua relação com o meio ambiente. São esperadas as visitas de 2.700 alunos de escolas públicas de Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e Paulista.

O público participará de oficinas, show da água, circuito ambiental, peça teatral e exposições. Na abertura do evento, o Robô Bio da Compesa20150322232053 explicará ao público infanto-juvenil sobre a importância da preservação da água e do meio ambiente. Na oficina “Irrigando o Nordeste”, os participantes aprenderão sobre os temas transposição de rio, distribuição de água e impactos ambientais. Já na atividade “Como marcar o tempo com a água”, os visitantes irão confeccionar um relógio de água e aprender como os povos antigos marcavam o tempo. A equipe técnica da Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC também participará do evento esclarecendo à população como é realizada a previsão meteorológica. Ao todo acontecerão 23 atividades para estudantes da educação infantil ao ensino médio.

Para quem gosta de atividades mais interativas, haverá o show da água que demonstrará experimentos divertidos sobre as propriedades da água. Também acontecerá a peça teatral “Se a água acabar?”, que levantará questionamentos importantes sobre a seca e preservação da água. O público também poderá participar de um circuito ambiental criado pela CPRH  -Agência Estadual de Meio Ambiente -.

Destaque também para as exposições Dengue, que traz informações sobre a doença em universo multimídia, interativo, divertido e ilustrado, com acompanhamento de notícias sobre a dengue em várias partes do mundo e outras novidades a respeito do tema; Água Rara que aborda assuntos como a raridade da água pura, manejo sustentável da água nas áreas semiáridas, importância do tratamento de efluentes e o uso racional da água em casa, no campo e na indústria; e Água, um recurso vital, mostra composta por 16 imagens do artista plástico, documentarista e fotógrafo francês, Yann Arthus Bertrand.

A Secretaria Executiva de Vigilância à Saúde e Distritos Sanitários do Recife também participará da ‘Semana da Água‘ com quatro atividades: Teatro de mamulengos, peça sobre a preservação da água; Exposição “Ter Água”, mostra de imagens sobre a preocupação com o armazenamento da água na cidade do Recife e Atividade demonstrativa sobre a forma correta de limpar e desinfetar frutas, verduras e reservatórios de água.

 O Espaço Ciência está situado no Parque Memorial Arcoverde, Complexo de Salgadinho, Olinda. E todas as atividades são gratuitas. As escolas interessadas deverão agendar visita por telefone (81) 3241-3226.

Confira também a programação do que acontece em todo estado de Pernambuco nas comemorações do ‘Dia da Água’:

http://www.espacociencia.pe.gov.br/wp-content/uploads/2016/03/Quadro-de-Programa%C3%A7%C3%A3o-Semana-da-Agua-14-03-16.pdf

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: