abr
2

LAVA JATO CHEGA À IMPRENSA

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Política     Tags

abNa manhã dessa sexta-feira, dia 01 de abril, a Polícia Federal (PF) deu início à 27ª fase da Lava Jato. Chamada de Operação Carbono 14, a etapa colocou a imprensa sob a mira das investigações. O empresário Ronan Maria Pinto, dono do Diário do Grande ABC, de São Paulo, foi preso. Além dele, o diretor do site Opera Mundi e colunista do Brasil 247, Breno Altman, foi conduzido coercitivamente a prestar depoimento. A ação deslocou 50 policiais federais, que conduziram 12 ordens judiciais. Quem recebeu a visita da PF no “Dia da Mentira” desejou que fosse uma brincadeira em comemoração à data, mas a operação é real.

De acordo com informações, no total, oito mandados de busca e apreensão, dois de prisão temporária e dois de condução coercitiva foram efetivados. Em reportagem, a GloboNews informou que as investigações apontam que, do valor de R$ 12 milhões emprestado ao agropecuarista José Carlos Bumlai, pelo menos a metade foi paga ao empresário Ronan Maria Pinto. Os investigados usaram estratégias para transferir os valores em esquema que envolve o dono do Diário do Grande ABC, pessoas ligadas ao PT e terceiros.

À emissora, a assessoria de imprensa de Ronan disse, por meio de nota, que o dono do jornal sempre esteve à disposição das autoridades de forma a esclarecer com total tranquilidade e isenção as dúvidas e as investigações do âmbito da Operação Lava Jato, assim como a citação indevida do seu nome. “Inclusive, ampla e abertamente, oferecendo-se de forma espontânea para prestar as informações que necessitassem”, ressaltou a equipe de comunicação do empresário. Na deflagração da Carbono 14, a sede do Diário do Grande ABC foi alvo de ação de busca e apreensão por parte dos policiais federais.

Com relação a Breno Altman, as reportagens mostram que ele foi conduzido a prestar depoimento na sede da PF em Brasília. A Folha lembra que, em 2014, o doleiro Alberto Youssef deu depoimento à Lava Jato levantando suspeita de que o jornalista fossse um dos envolvidos em uma operação para silenciar um chantagista que poderia fazer novas revelações sobre o caso Celso Daniel.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: