abr
7

EXPOSIÇÃO SOBRE A NAÇÃO XAMBÁ

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eventos     Tags ,

Nesta sexta-feira (08), às 19h, na Casa das Máquinas, no bairro da Torre, Zona Norte do Recife, haverá a abertura do segundo anoxamba do projeto Tertúlia, o primeiro de cinco edições, com a exposição inédita “Estratégias para uma trama fotográfica”, do fotógrafo Beto Figueiroa. Além dele, participam do evento o músico Guitinho do Xambá, vocalista e principal compositor do grupo Bongar e um dos integrantes do terreiro na localidade, e o historiador Hildo Leal da Rosa, responsável por resgatar o passado da comunidade da Nação Xambá por meio da catalogação e organização do acervo de imagens.

Sob a proposta de fazer um resgate documental, porém a partir do prisma da ressignificação da memória e dos afetos na relação com um presente de resistência, Beto Figueiroa recorre a técnicas de imagens refotografadas, através de fotos atuais que dialogam com registros antigos, além de recortes fotográficos editados digitalmente. Assim, o acervo imagético da Nação Xambá, na comunidade do Portão do Gelo (Olinda), rico por si próprio, ganha robustez com o novo trabalho.

“Para a exposição, selecionamos imagens com base no acervo da Nação Xambá. São registros de corpos, que servem de moldura para o acervo, ou de paredes em que as fotos antigas não vêm em primeiro plano – elas estão ali dentro, num diálogo de metalinguagem”, explica Beto. Também serão expostas imagens da fase mais atual da pesquisa, com pequenos recortes de fotografias, com ênfase em texturas e no detalhe de cores e da passagem do tempo.

A mostra é composta por 27 imagens, a maioria delas coloridas originalmente (seja por serem atuais ou pelo filtro natural do tempo) ou tratadas digitalmente, evidenciando, de alguma forma, o avanço do tempo. Entre elas, há dois polípticos: uma delas é uma montagem da família de Mãe Biu, cujos rostos foram cortados em fotos 3×4 e reagrupados numa espécie de “árvore genealógica”.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: