abr
11

APENAS 37% DAS ESCOLAS DE PERNAMBUCO TÊM BIBLIOTECAS

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Pernambuco     Tags

Apesar de a lei federal 12.244, sancionada em 2010, estabelecer a existência de um acervo de pelo menos um livro por aluno em cada estabelecimento do País até 2020, apenas 37% das escolas de Pernambuco, entre públicas e privadas, possuem o espaço literário nas unidades de ensino. Diante de números desmotivadores, especialistas acreditam que a plataforma de livros digitais também precisa ser valorizada e incentivada ao lado das formas tradicionais.

“Não há nenhuma dúvida de que o digital veio para ficar. Mas ao mesmo tempo, conviverá com livro de papel. Não podemos pensar que o livro digital veio para acabar o modelo mais antigo. Muito pelo contrário. Acredito que o digital auxilia na leitura do de papel”, afirma o secretário executivo do Plano Nacional do livro e Leitura (PNLL), José Castilho. Segundo ele, a geração mais jovem transitará pelas duas plataformas, sem extinguir uma delas.

O importante, avalia Castilho, é que a pessoa opte pelo suporte que tenha mais prazer e que seja mais adequado naquele momento. “O incentivo à leitura deve ser algo permanente, independentemente se vai ler em tablets ou não”, opina.

De acordo com os dados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o brasileiro lê em média quatro livros por ano, entre literatura, contos, romances, livros religiosos e didáticos.

Muitos fatores têm contribuído para conscientizar a população sobre a importância do hábito da leitura, como a queda constante nos preços, o aumento do poder aquisitivo, principalmente da chamada nova classe média.

“Esse estudo vem para desmistificar pesquisas que afirmam que jovens estão lendo cada vez menos. Há outros recursos que vão além do livro digital, como blogs, chats, inclusive outras formas de comunicação e escrita”, reforça o secretário da PNLL, José Castilho.

Fonte/Foto: Folhaepe

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: