abr
17

GRUPO “NEM DILMA NEM CUNHA” PODE OPTAR PELA ABSTENÇÃO

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Política     Tags

Um grupo de deputados anti-governo ainda buscava, ontem (16), um discurso para votar pela abstenção ou contra o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), apesar da posição de seus partidos a favor do afastamento da petista. O objetivo deles seria não legitimar o processo conduzido pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) sob acusação de recebimento de propina do esquema de desvios da Petrobras.

Por enquanto, porém, nenhuma decisão foi tomada pelo grupo, ligado ao PSB, Rede, PSD, entre outros, e apelidado de “Nem Dilma nem Cunha”. O caminho a ser tomado pode ser influenciado pela ofensiva do governo, contra o impeachment, e do vice Michel Temer, a favor, que retornou ontem (16) a Brasília para impedir a perda de votos. As negociações devem se prolongar até este domingo (17), dia da votação em plenário.

A abstenção prejudicaria o movimento pelo afastamento de Dilma, que precisa chegar ao mínimo de 342 votos (dois terços da Casa) para abrir o processo que pode levar à saída dela e à posse de Temer na presidência.

Ontem (16), esse grupo somava seis, sete deputados, podendo chegar, na conta deles, a 15, ou, sendo um pouco otimista, a 20. O cenário, até agora, é incerto. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG) participa das discussões. “Minha tendência é seguir o meu partido, mas essa tese da falta de legitimidade do Cunha é forte”, afirmou.

Estariam na mesma situação, por exemplo, os deputados João Derly (Rede-RS) e José Reinaldo (PSB-MA). O PSB orientou o voto pelo impeachment, mas sem punir dissidentes. A Rede, da ex-senadora Marina Silva, também se manifestou a favor, mas sem obrigar seus quatro deputados a seguirem esse caminho.

Fonte: Folhapress

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: