abr
23

BAIRRO DE OURO PRETO CELEBRA ‘DIA DE SÃO JORGE’

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags

São Jorge é um dos santos mais venerados do Catolicismo, e é representado materialmente e imaterial como o Orixá Ogun (ou Ogulê) na Umbanda. Padroeiro de várias cidades do Brasil, como o Rio de Janeiro/RJ, ele comanda um exército de fieis. Sua história remota ao ano 303 da Era Cristã, quando foi soldado no exército romano do imperador Diocleciano e condenado à morte por não abandonar sua fé cristã.

Historiadores têm debatido os detalhes exatos do nascimento de São Jorge por séculos, apesar da data de sua morte ser sujeita a pouco sãojosequestionamento. De acordo com as lendas, Jorge teria nascido na antiga Capadócia, região onde hoje se encontra a Turquia. Ainda criança, mudou-se para a Palestina com sua mãe após seu pai morrer em batalha. Ao atingir a adolescência, Jorge entrou para a carreira das armas, por ser a que mais satisfazia à sua natural índole combativa. Em pouco tempo foi promovido a capitão do exército romano devido a sua dedicação e habilidade. Em 302, Diocleciano publicou um édito que mandava prender todo soldado romano cristão e que todos os outros deveriam oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Jorge foi ao encontro do imperador para objetar, e perante todos declarou-se cristão. Não querendo perder um de seus melhores tribunos, o imperador tentou dissuadi-lo oferecendo-lhe terras, dinheiro e escravos. Como Jorge mantinha-se fiel ao Cristianismo, o imperador tentou fazê-lo desistir da fé torturando-o de vários modos. E, após cada tortura, era levado perante o imperador, que lhe perguntava se renegaria a Jesus para adorar aos deuses romanos. Todavia, Jorge reafirmava sua fé, tendo seu martírio, aos poucos, ganhado notoriedade e muitos romanos, tomado as dores daquele jovem soldado, inclusive a mulher do imperador, que se converteu ao Cristianismo. Em 23 de abril de 303 Jorge foi degolado por não abandonar sua fé. Por sua coragem, foi imortalizado na lenda em que mata um dragão.

A influência de São Jorge na cultura portuguesa acompanhou a fundação do Brasil pelos portugueses. A ligação de São Jorge com a lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana, e em nada relacionado com o santo europeu. Em Salvador, Bahia, o santo foi sincretizado a Oxossi. Na religião da Umbanda, o santo é associado a Ogum. A tradição diz que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo, seu cavalo e sua espada, pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.

Em Olinda, há três anos uma festa é organizada para celebrar o Dia de São Jorge. O evento, que acontece na Praça Félix de Sá (conhecida como Praça do Queijo) em frente a sede do bloco Bruxa de Ouro Preto, começa ainda de madrugada, onde orações e oferendas são dedicadas ao santo, e segue durante todo o dia.

Vale a pena conferir!

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: