maio
5

É PROIBIDO COCHILAR EXIBE FILMES DO MARANHENSE JOAQUIM HAICKEL

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags , ,

Na primeira sessão do mês de maio, nesta quinta-feira (05), o cine É Proibido Cochilar exibirá quatro curta-metragens do cineasta maranhense Joaquim Haickel. A exibição acontece na Casa do Patrimônio, localizada na Rua do Amparo nº 59 – Amparo – Olinda.

Haickel é escritor e cineasta, membro da Academia Maranhense de Letras (AML) e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Ele também é criador da Guarnicê Produções que desde 1984 atua na produção de filmes em São Luís. Em 1996 ajudou a criar a Fundação Nagib Haickel (FNH) e o Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (Mavam), onde desenvolve projetos de resgate, restauração, conservação e guarda de acervos audiovisuais e na produção de documentários sobre fatos e pessoas relevantes na historia maranhense. 

Os filmes desta noite:

Padre Nosso (2008) – Baseado no poema de sua autoria, o filme é resultado das histórias que Joaquim Haickel ouvia na infância, tratando um aspecto do dia a dia da vida do padre de uma pequena paróquia do interior.

Pelo Ouvido (2008) – Baseado no conto escrito em 1984 pelo próprio Haickel, quando o mesmo integrava a equipe de redatores e agitadores culturais da revista Guarnicê e ainda ensaiava os primeiros passos na política, a história do filme se passa em torno das relações de um casal, cujo protagonista, após acidente, tornou-se cego, surdo e mudo.

A Ponte (2012) – Baseado no conto homônimo de sua própria autoria, o filme conta a passagem do menino para o homem, que tem como cenário a ponte do São Francisco representando todas as pontes como ritos de passagem.

Upaon-Açu, Saint Louis, São Luís (2012) – Curta de animação 2D, o filme conta a história da fundação de São Luis a partir da saga da chegada dos franceses à ilha de Upaon-açu e sua expulsão pelos portugueses, na batalha da praia de Guaxenduba.

As sessões do Cine É Proibido Cochilar, iniciativa da Representação Regional do Ministério da Cultura (RRNE/MinC) com apoio da Casa do Patrimônio de Olinda (Iphan), são gratuitas e realizadas sempre nas primeiras e terceiras quintas-feiras de cada mês. 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: