maio
9

APAC: CHUVAS FORAM PROVOCADAS POR “ONDAS DE LESTE”

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Serviços     Tags , ,

O fenômeno meteorológico que provocou as fortes chuvas no Estado, em especial no litoral, desde ontem (08), é chamado de “Onda de Leste”. De acordo com o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Fabiano Prestrelo, essa onda é provocada por nuvens convectivas. As chuvas devem continuar até a manhã desta quarta-feira (11), conforme a Apac.

De acordo com o especialista, essas nuvens estão associadas a chuvas intensas, com tempestades, rajadas de ventos e até mesmo granizo. Para Prestrelo, apesar de essa possibilidade não ser totalmente descartada, não há indícios de que flocos de gelo caiam em solo pernambucano.

“Não descarto a possibilidade de haver chuva de granizo, mas não estamos observando isso nos monitores até o momento”, afirmou.

As nuvens convectivas também podem ser chamadas de cumulonimbus. Elas se deslocam pelo Oceano Atlântico, do sentido Leste para o Oeste. Elas estão associadas a um sistema de ventos, chamados de ventos alísios, e podem entrar no continente.

“Existem nuvens que ficam em baixos e em altos níveis. Já as nuvens convectivas ocupam ambos os níveis da atmosfera”, relata o meteorologista. Ele explica que elas são formadas por vapor d’água e que os picos podem chegar até a estratosfera, onde são formados cristais de gelo. “Internamente, o ciclo de vento faz o vapor d’água entrar em contato com o gelo”, complementa.

A Apac observou que “a intensidade maior da chuva foi no Litoral e se estendeu para o Agreste, com menor intensidade. “Nesta terça-feira (10), deve ser mais intenso no Agreste e chegando até o Sertão, porém mais fraco na região”.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: