maio
10

ASTRÔNOMOS IDENTIFICAM TRÊS PLANETAS POTENCIALMENTE HABITÁVEIS

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Serviços     Tags

ceu

Astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) identificaram três planetas potencialmente habitáveis a 40 anos-luz da Terra. Os planetas têm tamanho e temperatura similares aos de Vênus e da Terra e orbitam uma estrela pequena, de brilho muito fraco. Até o momento, os planetas são a melhor aposta na busca por vida fora da Terra. A descoberta foi publicada na revista científica Nature.

A estrela anã foi batizada de Trappist-1. Ela é muito mais gelada e vermelha que o Sol e é um pouco maior do que Júpiter. Ela fica na constelação de Aquário, mas não pode ser vista a olho nu ou com telescópio normal por ser muito pequena.

Dois dos planetas descobertos têm órbitas de 1,5 dia e 2,4 dias, respectivamente. O terceiro tem uma órbita que varia de 4,5 a 7,3 dias. “Com tempos de órbitas tão curtos, eles estão entre 20 e 100 vezes mais perto da estrela do que a Terra do Sol. A estrutura deste sistema planetário está muito mais próxima em escala do sistema das luas de Júpiter do que do Sistema Solar”, disse o líder da pesquisa, Michaël Gillon, do Instituto de Astrofísica e Geofísica da Universidade de Liège, na Bélgica.

Segundo Gillon, a descoberta vai permitir avançar na busca por vida fora da Terra. “Por que estamos tentando detectar planetas como a Terra ao redor das menores e mais geladas estrelas nas vizinhanças do Sistema Solar? O motivo é simples: sistemas em torno destas pequenas estrelas são os únicos locais onde podemos detectar vida em um exoplaneta do tamanho da Terra com a tecnologia disponível atualmente. Se quisermos encontrar vida em outro lugar no Universo, é aí que podemos começar a procurar”.

Envie um comentário