maio
13

PROTESTOS CONTRA IMPEACHMENT EM PERNAMBUCO E PELO PAÍS

AuthorPostado por: Maraba Soares    Category Em: Política     Tags

O novo governo federal não vai descer goela abaixo tão docemente para uma grande parcela de brasileiros. O processo da troca de mandatário, ainda pouco transparente; a nova equipe de governo e o silêncio fúnebre da Justiça, não foi bem digerido e causa desconfiança não só nos movimentos sociais, mas até em quem é leigo em política.

Muita gente ainda se pergunta como pode uma presidente democraticamente eleita ser destituída do cargo sem nada que constitucionalmente justifique sua saída? E o que é pior: por parlamentares que, na sua maioria, tentam se livrar da Justiça por terem cometido atos de corrupção.

Depois do discurso de despedida de Dilma (que para muitos é um ‘vou ali e volto já’), no fim da manhã de quinta-feira (12), seus apoiadores tomaram atitudes radicais contra o governo de Michel Temer (PMDB), considerado por muitos como ‘golpista’. E o quadro piorou depois da apresentação de seus ministros, infestado de políticos fichas-sujas, só de homens, todos oriundos da camada abastada da sociedade e em sua totalidade de cara-pálidas.

Cidades como Recife, João Pessoa, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, protestoregistraram manifestações contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). 

Na capital pernambucana, protestos aconteceram em frente ao escritório do PMDB, no Recife Antigo. E na noite da quarta-feria (11), enquanto o Senado dava seu parecer a favor do afastamento de Dilma Rousseff do governo federal, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que fica na Praça da República, bairro de Santo Antônio, sofreu uma ação de protesto. Manifestantes escreveram no asfalto em frente ao tribunal palavras de ordem afirmando que ‘a Justiça matou a democracia’.

Em João Pessoa/PB, um grupo de jovens realizou um protesto nas ruas do centro da cidade contra o presidente Michel Temer (PMDB) e o deputado federal afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A manifestação foi convocada pelo Levante Popular da Juventude. Segundo a organização, a manifestação reuniu cerca de 300 jovens. 

Em Brasília (DF), manifestantes invadiram e se deitaram na rampa de acesso ao Palácio do Planalto no final da tarde desta quinta (12). A entrada aconteceu pouco antes das 18h, enquanto o presidente em exercício, Michel Temer, dava posse a ministros. E um dia depois de tomar posse como ministro da Educação e Cultura, o pernambucano Mendonça Filho (DEM) foi recebido com vaias e cartazes de protesto por funcionários da Cultura em uma reunião. O incidente aconteceu na sede do antigo MinC (Ministério da Cultura), que perdeu o status de ministério no enxugamento da máquina promovido pelo novo governo.

Em São Paulo/SP, manifestantes de movimentos sociais e centrais sindicais se reuniram na Avenida Paulista. Eles queimaram patos de papelão que levavam durante o protesto, em uma alusão à campanha da Fiesp pela saída de Dilma. Na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, estudantes escreveram “golpista” em um cartaz num quadro de aviso na aula da advogada Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment.

No Rio de Janeiro, houve um panelaço no Jardim Botânico, na Zona Sul da cidade. Vários moradores gritaram palavras como “fora, Temer” e “golpista”. Um homem rebateu, com gritos de “fora, Dilma”. Houve relatos também de panelaços no Flamengo, em Botafogo, na Tijuca e em Copacabana.

Um protesto terminou em confusão no começo da noite na área central de Porto Alegre. Durante uma caminhada, a Brigada Militar arremessou bombas de gás lacrimogêneo e efeito moral contra manifestantes contrários à posse de Michel Temer.

Embora Michel Temer peça paz e paciência aos brasileiros para tocar os desafios que desembocam à sua frente, uma grande parte da população acredita que o processo não será tão maravilhoso assim. Os insatisfeitos com o processo que culminou na destituição de Dilma Rousseff prometem infernizar a vida do presidente-interino até ele renunciar. Quem viver, vera´.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: