maio
15

TRANSPORTE PÚBLICO: OLINDA REFÉM DA VELHA POLITICAGEM

AuthorPostado por: Maraba Soares    Category Em: Eleições 2016, Olinda     Tags , ,

Nesta semana, a Câmara Municipal de Olinda (CMO) realizará a ”Audiência Pública sobre Transporte Público Municipal”. Segundo os organizadores do evento,  o principal objetivo do debate é ampliar o horário de operação das linhas de ônibus na cidade, que na sua maioria encerram as atividades as 22h30, deixando centenas de usuários sem os coletivos e reféns da própria sorte para se locomoverem. 

Esse evento na Câmara Municipal de Olinda acontecerá às 10h da próxima sexta-feira (20), e é idealizado pela Antuerf (Associação do Transportador e dos Usuários de Estradas, Rodovias e Ferrovias). E, na ocasião, serão empossados os diretores dessa organização em Olinda. ônibus

Mas, na prática, o que é a Antuerf? O que essa associação já fez em favor dos pernambucanos e, em especial dos olindenses? Qual a sua história em defesa da população humilde que necessita dos transportes urbanos e que sofrem com o descaso das autoridades sobre esses serviços?

A resposta é: nada/nenhuma. A entidade foi criada e é presidida por Fernando Ritter, empresário do setor de transporte de cargas, com forte atuação no sul do país. Ele é sócio de quatro empresas no estado de Santa Catarina, uma no Mato Grosso do Sul e outras duas no Rio Grande Do Sul.

Em maio de 2014, Ritter fundou a Antuerf e, desde então, percorre o país emplacando representantes da entidade em diversas cidades. O PSB de Olinda empossará a sua representação na diretoria dessa associação, durante a audiência pública, que reivindicará a ampliação dos horários da frota de ônibus no município. Convém registrar que o autor do requerimento foi o vereador Algério Nossa Voz, também do Partido Socialista Brasileiro. 

Jogada – O que chama a atenção é saber como uma organização que representa o empresariado do setor de transportes de cargas, ficará sensibilizada com uma reivindicação que, na verdade, vai onerar os custos do empresariado e diminuir  os seus lucros. Ou será mais um jogo de cena? Esse interesse da Antuerf precisa ficar mais claro para a população olindense.

Olinda passará por processo eleitoral em outubro próximo. E os salvadores da pátria, depois de três anos de silêncio, começam a aparecer. Certamente por isso, a Prefeitura tomou a iniciativa e iniciou desde o dia 18 de março, a discussão do Plano de Mobilidade de Olinda (PLAMOB), com o objetivo de nortear a efetivação da Política Nacional de Mobilidade (expressa na lei 12.587/12) no município.

Toda semana debates são promovidos nos bairros da cidade, e, entre outros temas, o problema do transporte público também é discutido. Ainda sem deixar claro qual o tamanho da relação e os motivos, a Prefeitura de Olinda assinou ordem de serviço com a empresa Tectran Systra Group para dar início à elaboração desse plano. E também celebrou um termo de cooperação técnica com a WRI Brasil e o Centro de Transporte Sustentável do Brasil (Embarq Brasil).

Tudo muito bonito para uma campanha. Resta saber se haverá resultado prático para a sociedade, no que diz respeito à melhoria do serviço de transporte público. 

Carona – Os problemas que envolvem o transporte público em Olinda parece que também tocou o coração do pré-candidato à Prefeitura pelo PSB, Antônio Campos. Através do escritório de advocacia Campos Advogados, ao que parece de sua propriedade, ele entrou com uma ação, no último dia 29 de abril,  para reduzir as tarifas de ônibus da linha Rio Doce/CDU. 

Antônio Campos pegou carona numa reivindicação mais antiga da Frente de Luta pelo Transporte Público, grupo formado para debater o transporte coletivo no Grande Recife. Quem sabe, se ele, ganhando ou perdendo a eleição em Olinda, continue tão sensível com essa e outras questões que envolvem o município.

Espera-se que esse interesse pela melhoria do transporte público (da Antuerf, da Prefeitura de Olinda e do pré-candidato Antônio Campos-PSB), não perca a importância depois do mês de outubro. 

3 Comentários to “TRANSPORTE PÚBLICO: OLINDA REFÉM DA VELHA POLITICAGEM”

  • Edmilson 15 de maio de 2016 às 22:45

    é muito estranho uma entidade que não tem nenhuma atuação em Olinda chegar pra defender interesse dos olindenses. O que existe é um interesse do PSB em querer que a Antuerf se instale aqui e entregar algumas concessões de linhas de ônibus. Em troca, quem sabe, a entidade financia a candidatura do PSB.

  • DESMASCARANDO A ANTUERF « Blog Olinda Hoje 17 de maio de 2016 às 18:19

    […] está “à frente” dessa luta é a Antuerf (leia matéria), que conta com o aval de um vereador do PSB olindense, que solicitou a audiência, e o apoio de […]

  • AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE TRANSPORTE PÚBLICO EM OLINDA « Blog Olinda Hoje 20 de maio de 2016 às 08:02

    […] Transporte público: Olinda refém da velha politicagem […]

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: