maio
20

UM LIMÃO DE 3,16 QUILOS, COLHIDO EM PEIXINHOS

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags

LIMANormalmente o peso de um limão comum, dentre as mais variadas espécies da fruta, é de 50 a 100 gramas. Mas, e se você soubesse da existência de um limão que pesa pouco mais de três quilos? Acreditaria? Pois, segundo o aposentado José Carlos de Lima, 56 anos, ele existe. O fruto, digno de Livro dos Recordes, foi colhido por ele no seu sítio no bairro de Peixinhos, em Olinda. 

“O limoeiro nunca deu nada desde que foi plantado, há oito anos. Só começou a dar limão há oito meses e o primeiro foi justamente esse gigante”, conta o aposentado, que garante nunca ter usado nenhum tipo de produto agrotóxico para ajudar no crescimento. O pé ainda conta com mais dois frutos gigantes, carinhosamente chamados de “filhotes” pelo dono do sítio. 

No bairro, o crescimento anormal da fruta virou atração entre os vizinhos. “Os vizinhos vinham aqui curiosos e perguntavam quando eu ia tirar do pé. Decidi colher somente quando amadurecesse e caísse”, lembra. Na última terça-feira (17), José Carlos colheu o fruto e pôde, finalmente, tirar as medidas. São 3,16 quilos distribuídos em 61 centímetros de circunferência. “No dia em que colhi muita gente veio aqui tirar foto. Em casa, minha esposa se assustou e pensou que era uma fruta-pão”, recorda o aposentado, aos risos.

Em breve análise das imagens enviadas pelo JC, a professora do Departamento de Agronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Rosimar dos Santos Musser acredita que a fruta não se trata de um limão. “Se trata de uma toranja, que são parentes do limão por serem da mesma família (Rutaceae) e mesmo gênero (Citrus)”

Segundo ela, as toranjas são os maiores frutos cítricos e são pouco consumidas no Brasil. Provavelmente, a demora para produzir frutos tenha relação com o plantio. “Acredito que foi feito através de uma muda de pé franco, ou seja, feito por semente”, esclarece a especialista. 

Se a suspeita da professora se confirmar, José Carlos pode ter uma amarga surpresa nesta sexta-feira (20), dia programado por ele para preparar uma limonada para toda a família. 

Fonte: JC

Envie um comentário

Redes Sociais:

Manu

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: