maio
21

ESTADOS UNIDOS DIZEM QUE NÃO HÁ GOLPE NO BRASIL

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Política     Tags

As autoridades americanas estavam adotando um tom cauteloso sobre a crise política brasileira, só que na última quarta-feira (18), os Estados Unidos deixaram claro sua posição sobre o tema. O representante dos Estados Unidos na Organização dos euaEstados Americanos (OEA), Michael Fitzpatrick (foto), disse que não há golpe no Brasil e que o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) ocorre em respeito às instituições e à Constituição brasileira.

“Há um evidente respeito às instituições democráticas. Uma clara separação de poderes rege o estado de direito e há uma solução pacífica de disputas”, disse Kitzpatrick, durante a reunião do Conselho Permanente da OEA. “Nada disso parece existir na Venezuela hoje e essa é a preocupação”.

A Venezuela, a Nicarágua e a Bolívia criticaram o impeachment no plenário da entidade, pois acreditam que o afastamento de Dilma é um golpe. O Itamaraty rechaça esta tese. Fitzpatrick disse estranhar que as cíticas mais duras ao processo brasileiro venham de Caracas, onde manifestantes são reprimidos com gás lacrimogênio e há opositores presos pelo governo local.

Apesar do secretário-geral da OEA, Luis Almagro, ter criticado publicamente o processo de impeachment antes do afastamento de Dilma, sua posição parece não refletir nas deliberações dos países que integram a organização. Entretanto, a Comissão de Direitos Humanos da OEA emitiu um comunicado na última quarta-feira (18), dizendo que o gabinete formado por Michel Temer é um “retrocesso”, por conta da ausência de mulheres e negros.

Fonte: Opinião&Notícia

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: