jun
13

HOJE É DIA DE SANTO ANTONIO

AuthorPostado por: Maraba Soares    Category Em: Brasil, Cultura, São João     Tags

Santo Antônio de Lisboa ou Santo Antônio de Pádua, nascido na cidade de Lisboa, Portugal, no dia 15 de agosto (provavelmente entre os anos de 1191 e 1195), é considerado um dos santos mais populares entre os brasileiros e portugueses.

Quando jovem, Santo Antonio foi frade da Ordem de Santo Agostinho no Convento de  São Vicente de Fora, em Lisboa, indo posteriormente para o Convento de Santa Cruz, na cidade de Coimbra, onde aprofundou seus estudos religiosos. Em 1220, a convite de Francisco de Assis, Santo Antônio (1)tornou-se franciscano e viajou por vários países da Europa. Conhecido pela vida despojada de riquezas, apesar de ter nascido em uma família nobre, foi rapidamente reconhecido como santo após sua morte, ocorrida em Pádua no dia 13 de junho do ano de 1231, quando ele tinha em torno de 40 anos.

O Dia de Santo Antonio é comemorado no dia 13 de junho, data de sua morte. Conhecido por ser o “Santo Casamenteiro”, neste dia as pessoas que desejam casar ou conseguir um namorado preparam simpatias, acompanhadas de orações. O Dia dos Namorados, não por acaso, é comemorado no dia 12 de junho, por ser véspera do Dia de Santo Antonio.

As comemorações do Dia de Santo Antônio abrem as celebrações das Festas Juninas por ocorrer no mês de junho, assim como o Dia de São João (24) e o Dia de São Pedro (29). E por conta disso, muitas pessoas queimam fogueiras em respeito à tradição e missas são celebradas em várias igrejas do país. Em Olinda, haverá uma procissão saindo do Convento de São Francisco até a Catedral. No local, o arcebispo Dom Fernando Saburido irá presidir a celebração religiosa a partir das 19h30. Segundo ele, a festa será um convite para olhar os pobres com compaixão e para zelar pelo planeta e pelo bem de todos.

Santo Antônio é ainda o santo católico sincretizado nos cultos afro-brasileiros com o orixá Exú, encarregado de ligar o mundo dos espíritos  ao mundo material, de proteger as fronteiras, as casas, templos e cidades.  Exú também é responsável pelas ligações amorosas, o que faz do dia 13 de junho uma data especial para trabalhos espirituais ligados ao amor.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: