jun
15

ATIVIDADES CELEBRAM O DIA MUNDIAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

AuthorPostado por: Maraba Soares    Category Em: Internacional, Pernambuco, Recife, Saúde     Tags

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção da Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência de violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.
idososO envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Só no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), Censo 2010. As projeções apontam, também, que em 40 anos o percentual de pessoas idosas deve triplicar no Brasil, aproximando-se de 29,7% da população. Segundo tais projeções, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira.

O envelhecimento da população é um fato bastante conhecido: em 1920, no Brasil a expectativa de vida era de 40 anos. Em 2014, está por volta dos 75 anos. A proporção de pessoas com 60 anos ou mais está crescendo mais rapidamente que qualquer outra faixa etária, pois há menor taxa de fertilidade associada ao aumento da longevidade, devido a hábitos e alimentação mais saudáveis e aos grandes avanços da medicina. Os idosos clamam por papéis sociais: a figura do homem com seus 60 anos, aposentado, de pijama e lendo jornal numa cadeira de balanço não existe mais. A mulher, com cara da vovó na história da Chapeuzinho Vermelho só existe na imaginação. Hoje encontramos pessoas legalmente classificadas de idosos tendo uma vida plena de atividades, sociáveis, sexualmente ativos e bem de saúde. Encontrar pessoas ativas com mais de 80 anos não é mais uma raridade. O Brasil está deixando de ser um país de jovens para se tornar um de idosos. Todos ganhamos algumas décadas de vida, e a pergunta que se coloca é: o que vou fazer com essas décadas adicionais? Quero fazer, quero viver, quero sentir-me útil. O que aniquila o idoso é perder o sentido de vida, é sentir-se inútil.

Em Pernambuco, várias ações acontecem neste 15 de Junho. Na manhã desta quarta-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife realizará ação na Estação Central do Metrô, divulgando a Campanha ‘Ame a Pessoa Idosa’. Outra ação acontecerá nesta noite durante o jogo pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio do Arruda. Durante a partida do Santa Cruz contra o time do Figueirense, de Santa Catarina, jogadores vão entrar em campo com pessoas idosas vestindo camisas que farão referência à data. 

Outra atividade acontece na tarde desta quinta-feira (16), no Lar Fabiano de Cristo, no bairro da Várzea, Recife. Uma palestra sobre prevenção à violência contra o idoso acontece a partir das 14h30 e o evento terá a participação de representantes da Academia da Cidade do Recife, da Gerência de Livre Orientação Sexual (GLOS) da SDSDH e do Instituto de Pesquisa e Estudos da Terceira Idade.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: