jun
18

TURISMO: CONHEÇA O MERCADO DA RIBEIRA

AuthorPostado por: Maraba Soares    Category Em: Brasil, Cultura, Olinda, Pernambuco, Turismo     Tags

O Mercado da Ribeira está localizado na Rua Bernardo Vieira de Melo, no sítio histórico de Olinda e foi construído no final do século XVII. Após o incêndio que destruiu a Marim dos Caetés em 1601, a cidade começou a ser reconstruída pela Rua de São Bento, com o Palácio dos Governadores, depois veio à Casa da Câmara e a prisão, que ficavam uma sobre a outra, e defronte a elas o mercado público.

mercado-da-ribeira-642

O mercado tem formato de U e possui características típicas das construções do período colonial, como pisos de tijolos, dois terraços com colunas e batente de pedra, nele eram comercializados produtos de primeira necessidade, como carnes, peixes e gêneros alimentícios.
Até a primeira metade do século XX o prédio funcionou como mercado público e açougue. Como na época não existiam sistemas de refrigeração e os produtos mais perecíveis tinham que ser vendidos no mesmo dia, quando sobrava carne verde, às 11h um funcionário tocava uma corneta, que anunciava carne de primeira qualidade a preço mais barato (500 réis).

A partir da década de 60 é que mercado da Ribeira começa a ser explorado pelo turismo e passa a ser um centro de artesanato, daí é que erroneamente ele foi batizado de antigo mercado de escravos, tudo para chamar a atenção dos turistas. 
Também durante o carnaval algumas lojas do mercado permanecem abertas, porém é nesse período que seu pátio serve de cenário para encontros de blocos líricos e caboclinhos.

Onde fica:
Rua Bernardo Vieira de Melo, Ribeira,Sítio Histórico de Olinda

Funcionamento:
O comercio funciona de segunda a domingo, das 8h às 18h.
Há também no local oficinas de entalhadores, gravuras e pinturas

Quanto custa
:
A entrada é gratuita. Os preços dos artesanatos são bastante variados. Por exemplo, na Box de Julião das máscaras podemos encontrar baús, objetos de barro e madeira e as caixinhas de madeira pintadas, a peça mais barata custa R$ 10,00 e a mais cara, R$ 200.

Fonte: Mercado da Ribeira

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: