jun
28

HOJE É O DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO GAY

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Brasil, Cultura, Internacional, Pernambuco, Recife     Tags

Comemora-se nesta terça-feira (28), o Dia Internacional do Orgulho Gay, também conhecido como Orgulho LGBT. A data foi criada em homenagem a Rebelião de Stonewall Inn, considerada o “marco zero” do movimento de igualdade civil da gaycomunidade LGBT no século XX.

Na noite de 28 de junho de 1969, um grupo de policiais invadiu bares frequentados por homossexuais em Nova York, entre eles o Stonewall Inn, e prenderam diversas pessoas. Em resposta a ação policial, foram organizados vários protestos pedindo a dos direitos da comunidade LGBT em diversas cidades americanas.

Para lembrar o acontecimento e fortalecer o movimento da luta contra o preconceito, foi realizada a 1ª Parada do Orgulho Gay no ano seguinte.

Após 47 anos da Rebelião de Stonewall Inn, o preconceito contra a comunidade LGBT ainda permanece. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), ter um parceiro do mesmo sexo ainda é considerado um crime em 76 países do mundo. No Brasil, foram registradas 319 mortes no ano passado, o equivalente a um crime a cada 27 horas. De acordo com o banco de dados do Grupo Gay da Bahia, o risco de uma “trans” ser assassinada é 14 vezes superior a de um gay.

Dois acontecimentos recentes devem marcar os protestos no mundo neste 28 de junho, o Massacre de Orlando, onde 50 pessoas morreram assassinadas num atentado na boate gay Pulse, nos Eua, e a declaração do Papa Francisco, no último domingo (26), quando afirmou que a Igreja deve pedir desculpas aos homossexuais pela forma que foram tratados por todos estes anos.

Em Pernambuco, uma programação especial vai conscientizar sobre o Dia Internacional do Orgulho Gay nesta terça-feira. Foram espalhadas mais de 50 bandeiras do arco-íris em pontos estratégicos do Recife, a exemplo da bandeira gigante que amanheceu cobrindo uma das laterais do prédio do Cinema São Luiz, na Rua da Aurora. Às 14h, uma caminhada será realizada no centro da cidade, com concentração ao lado da Assembléia Legislativa, em homenagem às vítimas de violência da comunidade LGBT de Pernambuco e às do Massacre de Orlando/Eua. E ás 18h haverá virgília em frente a boate Metrópole, localizada no bairro da Boa Vista. E para fechar a data, uma mostra de curtas temáticos será realizada dentro da Metrópole, que recentemente sofreu ameaças pelas redes sociais por ser d tendência gay. Entre os filmes, será exibido o documentário ‘Bichas’, de Marlon Parente.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: