jul
15

UBER É APROVADO PELO RECIFENSE

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Serviços     Tags , ,

uberUma pesquisa sobre a aceitação do Uber e aplicativos similares no Recife, divulgada ontem (14), mostrou o que muita gente já imaginava.

Durante 15 dias de maio, uma consulta pública na internet recolheu a opinião de recifenses a respeito desse tipo de transporte na cidade – e o resultado é que mais de 90% das pessoas que responderam disseram ser favoráveis ao app.

O questionário, proposto pelo vereador Jayme Asfora (PMDB), recebeu 14.073 respostas – 92,5% deles, favoráveis. Outros 77% disseram já ter utilizado o aplicativo para satisfazer alguma necessidade de transporte, enquanto 56,6% afirmaram utilizar tanto o Uber quanto os táxis.

O resultado aponta para o prosseguimento das polêmicas envolvendo taxistas, usuários e aplicativos de transporte alternativos. Na quarta-feira (13), motoristas de táxi protestaram contra o Uber durante nove horas no Recife. Em maio, uma usuária do app relatou ter sido ameaçada quando fazia um percurso entre Madalena, na Zona Oeste, e Setúbal – na Zona Sul. Enquanto motoristas do Uber têm reclamado de perseguição da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), a Câmara dos Vereadores ainda tem discutido a regulamentação do Uber e outros serviços, como o T81.

Cartel de praças – A situação de confronto, entretanto, levou a um dado interessante na pesquisa: 17% dos que responderam ser taxistas se posicionaram a favor do Uber, em consonância com críticas sobre o aluguel das praças e o valor cobrado dos motoristas.

Reclamações sobre a má qualidade de atendimento dos taxistas foi outra constante na pesquisa, que apontou que os usuários defendem o livre direito à escolha como motivação para a melhoria dos serviços.

Outro ponto tocado no questionário – e que está no centro dos debates entre os diversos atores envolvidos na polêmica – é sobre a legalidade do Uber e similares. Para 87,5% dos que responderam, os aplicativos estariam funcionando em consonância com as leis – enquanto, entre os que consideram ilegal, 40% ainda assim se dizem a favor do Uber. 

Já entre os que são contra o Uber, 78,6% dizem que continuariam contra, mesmo que o aplicativo fosse regulamentado. A pesquisa aponta a opinião de que o serviço seria concorrência desleal com os taxistas, posição compartilhada por 58% das que foram contra.

Fonte: Folhape

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: