jul
18

ANVISA PROÍBE VENDA DE EXTRATO DE TOMATE COM PELO DE ROEDOR

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Saúde     Tags ,

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a distribuição e venda de um lote de extrato de tomate hzda marca Heinz após detectar a presença de fragmentos de “pelo de roedor”.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (18). A medida, no entanto, vale apenas para os produtos do lote L06 da marca, que possuem data de validade de 1º de abril de 2017.

Segundo a Anvisa, a proibição ocorreu após laudo emitido pela Fundação Ezequiel Dias que detectou a “presença de matéria estranha indicativa de risco à saúde“. O material também estava acima do limite máximo tolerado – que é de um fragmento de pelo para cada 100 gramas, segundo normas da Anvisa.

Em 2013, a agência também havia detectado a presença de pelos de roedores em embalagens do lote 2K04 do Tomato Ketchup após análise em laboratório. O problema havia sido detectado pela Proteste (associação de defesa do consumidor).

Resposta – Procurada pela imprensa, a Kraft Heinz Brasil, responsável pela marca Heinz, afirma que o caso foi notificado em julho de 2015 pela Vigilância Sanitária de Minas Gerais e que a empresa já retirou todos os produtos deste lote do mercado.

A empresa informa ainda que, como o recolhimento já foi feito, não há “qualquer contraindicação ao consumo dos lotes presentes no mercado hoje”. 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

an3

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: