ago
1

O MARACATU DE PERNAMBUCO PESA UMA TONELADA

AuthorPostado por: Maraba Soares    Category Em: Brasil, Carnaval, Cultura, Olinda, Pernambuco, Religião, Turismo     Tags

É mesmo essa sensação que temos quando ouvimos o Maracatu. A banda pernambucana Nação Zumbi foi feliz em afirmar isso na música, Meu Maracatu pesa uma tonelada, parece-nos que algo muito pesado nos invade a alma. Quando um Baque Virado passa, com todo seu exército de figurantes e percussionistas, com toda sua maravilhosa religiosidade e cultura, não tem quem fique parado. É peso, meu velho!

maracambuco

Maracambuco/facebook

Mas existem dois tipos de Maracatus, o de Baque Virado, também conhecido como Maracatu Nação, e o de Baque Solto, também chamado de Maracatu Rural.

A origem do Maracatu é incerta, mas o livro de César Guerra-Peixe chamado “Maracatus do Recife” publicado em 1955 diz que “A mais antiga notícia certa do nosso conhecimento é a do padre Lino do Monte Carmelo Luna, que aponta o Maracatu em 1867”. Mas o que se sabe é que ele surgiu em Pernambuco e vem se transformando desde então. Este Maracatu mais tradicional é chamado de Baque Virado porque este termo é sinônimo de um dos “toques” característicos do cortejo. Os Maracatus de Baque Virado sempre começam em ritmo compassado, que depois se acelera, embora jamais alcance um andamento muito rápido. Antes de se ouvir a corneta ou o clarim, que precedem o estandarte da Nação, é a zoada do “baque” que anuncia, ao longe, a chegada do Maracatu.

Já o Maracatu Rural não tem vínculo religioso e se associa ao folclore pernambucano. As personagens principais dessa manifestação são os caboclos de lança, representados por trabalhadores rurais que com as mesmas mãos que cortam cana, lavram a terra e carregam peso, bordam suas fantasias e tocam o ritmo acelerado da música.

Religião: nesta segunda-feira (1), Dia Estadual do Maracatu, nos mais de 1,5 mil terreiros de Candomblé da região metropolitana do Recife, é dia de obrigações para Exú, orixá comemorado neste mês de agosto.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: