ago
28

EXPOSIÇÃO DO FOTÓGRAFO SEBASTIÃO SALGADO NO RECIFE

AuthorPostado por: Maraba Soares    Category Em: Brasil, Cultura, Internacional, Olinda     Tags

Chega ao Recife, no dia 1° de setembro, a exposição Êxodos, do fotógrafo Sebastião Salgado. A mostra reúne 60 fotos êXODOSproduzidas ao longo de seis anos e escolhidas sob a curadoria de Lélia Wanick Salgado, esposa de Sebastião. ‘Êxodos’ ficará em cartaz na Caixa Cultural até o dia 16 de outubro. 

O Projeto ‘Êxodos’ foi realizado ao longo de seis anos, em viagens por quarenta países. É o próprio Sebastião Salgado quem escreve: “Este projeto [Êxodos] conta a história da humanidade em trânsito. É uma história perturbadora, pois poucas pessoas abandonam a terra natal por vontade própria. Em geral, elas se tornam migrantes, refugiadas ou exiladas constrangidas por forças que não têm como controlar, fugindo da pobreza, da repressão ou das guerras. […] Viajam sozinhas, com as famílias ou em grupos. Algumas sabem para onde estão indo, confiantes de que as espera uma vida melhor. Outras estão simplesmente em fuga, aliviadas por estarem vivas. Muitas não conseguirão chegar a lugar nenhum”.

Em suas viagens para acompanhar a “humanidade em trânsito”, Sebastião Salgado sempre encontrou bandos de crianças, todas elas “loucas para serem fotografadas”. Ele escreve na introdução: “Em toda situação de crise […] as crianças são as maiores vítimas. Mais fracas fisicamente, são sempre as primeiras a sucumbir à fome ou à doença. Emocionalmente vulneráveis, não têm condições de compreender por que estão sendo expulsas de suas casas […] Isentas de responsabilidade pelos próprios destinos são, por definição, inocentes”. Retratos de crianças do êxodo é, na verdade, o registro fotográfico de uma pergunta: “Como é possível uma criança sorridente representar o infortúnio mais profundo?”.
Como os livros anteriores de Sebastião Salgado editados pela Companhia das Letras, estes também foram impressos na Suíça. O Projeto Êxodos, que inclui uma grande mostra fotográfica, terá lançamento também em Rochester, Paris, Lisboa (primeiro semestre), Milão, Rio de Janeiro, Madri, Hamburgo e Vaticano. Em São Paulo a mostra será no Sesc-Pompéia.

A exposição é dividida em cinco temas – África, Luta pela Terra, Refugiados e Migrados, Megacidades e Retratos de Crianças. O objetivo deste trabalho é provocar a reflexão acerca de questões políticas, sociais e ecnômicas destas pessoas que foram obrigadas a deixar sua terra natal.

Sebastião Salgado é reconhecido como um dos maiores representantes da fotografia no Brasil e no mundo. Mineiro da cidade de Aimoré, dedica-se à arte fotográfica desde meados da década de 1970. Salgado já publicou diversos livros e ganhou prêmios importantes como o World Press Photo e o Eugene Smith de Fotografia Humanitária. 

Serviço:

Local: CAIXA Cultural Recife, Av. Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Recife/PE

Abertura: 1º de setembro de 2016, às 19h, com entrada gratuita.

Horário: terça a sábado, das 10h às 20h | domingos das 10h às 17h

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Paixão de Cristo 2018

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: