set
24

EM UM ANO, SDSCJ/GP REALIZA MAIS DE 1.900 MEDIAÇÕES DE CONFLITOS

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Serviços     Tags

Pernambuco é o único Estado do Brasil que oferece gratuitamente o serviço de mediação institucional de conflitos. Em apenas gp12 meses, de julho de 2015 a julho de 2016, foram realizadas mais de 1.900 mediações, com resultados satisfatórios às partes envolvidas.

A mediação institucional de conflitos é um serviço oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), através da Secretaria Executiva de Articulação Social (Seart). Atende, prioritariamente, as populações de baixa renda, com problemas de conflitos familiar e de vizinhança, e relações de consumo.

“O serviço é de grande relevância para a população e os resultados são imediatos, diferentemente do que ocorre nos processos de mediação realizados no Judiciário, que normalmente vão parar em outras instâncias”, garante a coordenadora de Mediação Institucional de Conflitos do Programa Governo Presente/SDSCJ, Ana Catarina Braga.

Os casos para mediação chegam até as Estações do Programa Governo Presente através de procura voluntária dos envolvidos. Mais de 90% dos casos são resolvidos no local. Mas quando os acordos não se concretizam com o auxílio dos mediadores, os casos são encaminhados aos órgãos competentes, como a Defensoria Pública, os CRAS e delegacias.

“O maior interesse da SDSCJ é auxiliar no reatamento das relações e buscar soluções com diálogo. O trabalho também foca na prevenção à violência e na divulgação de uma cultura de diálogo entre os envolvidos”, explica Ana Catarina Braga.

Serviço – No Recife os atendimentos são realizados, das 8h às 17h, nas Estações do Programa Governo Presente (GP) localizadas nos bairros de Santo Amaro, Cajueiro, Afogados e Ibura-Jordão. Os serviços também estão disponíveis nas Estações de Jaboatão dos Guararapes (Região Metropolitana do Recife), Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão do São Francisco).

Há também plantões itinerantes, realizados em escolas e espaços de outras instituições parceiras. Nesses locais os atendimentos ocorrem em dias e horários diferentes dos registrados nas Estações do GP, de acordo com as particularidades dos parceiros e mediadores envolvidos.

 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: