nov
25

CABOCLINHO É O NOVO PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL

AuthorPostado por: Maraba Soares    Category Em: Cultura     Tags , ,

caboclinhos-e-blocos-liricos-em-recife-carnaval

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão máximo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), durante a sua 84ª reunião que ocorreu em Brasília (DF), nessa quinta-feira (24), concedeu por unanimidade ao Caboclinho o título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. 

A manifestação cultural dos grupos de Caboclos, ou Caboclinhos, é conhecida principalmente por suas atividades no Carnaval pernambucano.

O Caboclinho tem forte relação com o culto da Jurema (árvore que produz o chá sagrado para os caboclos) e simboliza a memória do encontro cultural e da resistência, sobretudo das populações indígenas e dos povos africanos, que sofriam com a escravidão e que estavam ligados na história do Nordeste rural brasileiro. 

Esta manifestação cultural foi registrada pela primeira vez no ano de 1584, pelo padre Fernão Cardim no seu livro “Tratado e Terra da Gente do Brasil”

A aprovação é uma resposta ao pedido de tombamento feito pelo Governo de Pernambuco em 2013 e que também incluía o Maracatu Nação, o Maracatu de Baque Solto e o Cavalo-Marinho, que já receberam o mesmo título em dezembro de 2014. 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: