dez
2

ENEM 2016: 2ª APLICAÇÃO ACONTECE NESTE SÁBADO E DOMINGO

AuthorPostado por: Maraba Soares    Category Em: Brasil     Tags

A logística elaborada para a segunda aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já está preparada. Neste sábado (03) e domingo (04), as provas serão aplicadas para 277.624 inscritos em 165 municípios brasileiros. Em Pernambuco, os portões abrem às 11h e fecham às 12h, com início das provas programado para 12h30.

mais-de-500-mil-aplicadores-do-enem-ja-estao-em-capacitacao

A nova aplicação foi motivada pelas ocupações de escolas de educação básica e instituições de ensino superior em vários estados em protesto a PEC 241 votada na Câmara dos Deputados e posteriormente PEc 55 votada no Senado, que vai congelar os investimentos em educação por 20 anos. As ocupações inviabilizaram o exame para aproximadamente um 3% dos inscritos.

Nesta sexta-feira (02) o desembargador federal Ivan Lira de Carvalho, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, negou pedido para anular a primeira aplicação de provas, ocorrida nos dias 5 e 6 de novembro para 5,8 milhões de candidatos em todo o país.

O pedido de suspensão foi feito pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE), depois que recebeu o relatório da Polícia Federal (PF) constatando que as provas do primeiro e do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além da prova da redação, vazaram para pelo menos dois candidatos antes do início do teste. Em um trecho do relatório, a PF destaca que, após a análise de celulares apreendidos durante operações nos dias do exame, concluiu-se que os candidatos receberam fotografias das provas e tiveram acesso aos gabaritos e ao tema da redação antes do início dos testes. Os estudantes tiveram acesso à “frase-código” da prova rosa, o que permitia que candidatos que deveriam fazer provas diferentes da rosa pudessem preencher o cartão de respostas de acordo com o gabarito transmitido pela quadrilha de fraudadores, não importando a cor da prova que o estudante tenha recebido no exame, já que a frase-código é o que legitima a correção conforme a cor referente à frase.

Os dois candidatos foram presos, um em Minas Gerais e outro no Maranhão. Ambos receberam exatamente as mesmas fotografias com gabaritos das provas, porém, de intermediários diferentes, “deixando claro que a origem do vazamento é a mesma”. Quanto à prova de redação, a perícia da PF identificou que os candidatos presos iniciaram pesquisas no Google sobre o tema da redação a partir das 9h38 do dia 6 de novembro, indicando que tiveram acesso ao tema antes do início da aplicação das provas.

O MEC garante que o Enem está preservado e que houve um fato isolado, que não vai prejudicar milhões de brasileiros com uma relação de tentativa de fraude. Para o Ministério da Educação, a ação foi identificada pela Polícia Federal que atuou de forma articulada com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão que responde pela realização do exame.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: