dez
20

DIREITO DE RESPOSTA

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Serviços     Tags ,

drNós, que prezamos tanto pela liberdade de imprensa, também defendemos o direito de resposta, que nada mais é do que um direito de acesso do cidadão levar a público, nos mesmos meios de veiculação, a sua resposta em face de alguma informação veiculada.

O direito de resposta pode ser visualizado sob dois aspectos: primeiramente, diz respeito a um direito de retificação. O indivíduo que se achar ofendido dispõe do direito de apresentar a sua versão dos fatos ocorridos ou a ele imputados. O segundo está relacionado ao direito do acusado de replicar acusações, opiniões ou juízo de valor feito a ele.

Observe o que vem a ser este direito, segundo Vital Moreira: 

“(…) Consiste essencialmente no poder, que assiste a todo aquele que seja pessoalmente afetado por notícia, comentário ou referência saída num órgão de comunicação social, de fazer publicar ou transmitir nesse mesmo órgão, gratuitamente, um texto seu contendo um desmentido, retificação ou defesa.

(…) Ele define-se como a obrigação que todo o meio de comunicação social tem, de difundir, no prazo e condições estabelecidas na lei, a retificação ou refutação que a pessoa mencionada, prejudicada ou ofendida numa notícia ou comentário julgue necessária para os corrigir ou rebater.”

Portanto, todos aqueles que se sentirem ofendidos, que queiram questionar informações divulgadas ou fazer retificações, podem usar o direito de resposta. Respeitaremos e publicaremos o texto. Jamais nos negaremos a fazê-lo.

Mas, não envie os textos para o email pessoal dos blogueiros, nem envie mensagens via Facebook. Mande para o endereço certo do Blog: olinda.hoje@gmail.com.

 

Envie um comentário

Redes Sociais:

Manu

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: