mar
3

ORDEM DE APREENSÃO DAS FANTASIAS DA TROÇA ‘EMPATANDO TUA VISTA’ AINDA É UM MISTÉRIO

AuthorPostado por: Maraba Soares    Category Em: Carnaval     Tags , , ,

Um dos fatos mais lamentáveis ocorridos no Carnaval de Pernambuco em 2017 foi a ação da Polícia Militar que apreendeu fantasias da troça Empatando Tua Vista, na manhã do sábado de Zé Pereira, durante o desfile do Galo da Madrugada, no centro do Recife.

16997702_1030848760393266_2674039052494227012_n

A troça existe há quatro anos. Com alegorias de grandes torres, ela faz sátira contra o planejamento urbano e denuncia relações entre as empreiteiras e o poder público.

A operação foi filmada por integrantes da troça e por quem passava pelas ruas e as imagens viralizaram na internet. Os vídeos foram compartilhados centenas de vezes e ganharam repercussão na imprensa, inclusive nacional. Nas imagens, é possível ver que um major da PM, subcomandante do 16º batalhão, responsável pelo policiamento no Centro, participa da ação. Num trecho do vídeo, o oficial diz que está cumprindo ordens. 

Na manhã desta sexta-feira (03), no entanto, representantes da troça Empatando Tua Vista convocaram a imprensa e anunciaram que pedirão punição para a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). Na tarde de ontem, integrantes da troça prestaram queixa contra a PMPE na Delegacia de Crimes contra a Administração Pública e Serviços Públicos e no Ministério Público de Pernambuco (MPPE), alegando cerceamento de liberdade de expressão, abuso de autoridade, invasão de propriedade e usurpação de função pública.

Reportagem do Portal JC afirma que policiais militares lotados no mesmo batalhão dos policiais que participaram da ação, relataram que a ordem foi dada pelo Centro Integrado de Comando e Controle de Pernambuco. Coincidentemente, na hora da ação contra a troça, o governador Paulo Câmara e Geraldo Julio, prefeito do Recife, estavam no centro em reunião de monitoramento, juntamente com o Secretário de Defesa Social, Angelo Gioia; o comandante da PMPE, Vanildo Maranhão; e o chefe da Polícia Civil, Joselito Kerhle.

Resposta – O governo do Estado, a quem a PM está vinculada, até agora não se pronunciou sobre o caso. Em nota, a Polícia Militar informou que o caso da apreensão de materiais da troça está sendo apurado pela Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS)

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: