mar
5

PERNAMBUCO COMEMORA AMANHÃ 200 ANOS DA REVOLUÇÃO DE 1817

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eventos     Tags , ,

rev

Amanhã, dia 06 de março, o Estado estará comemorando a passagem dos 200 anos da Revolução Pernambucana de 1817, que também ficou conhecida como “Revolução dos Padres”. Foi um movimento pela emancipação política, que teve como causas a crise econômica, a oposição ao absolutismo da monarquia portuguesa e a influência das ideias iluministas propagadas na época pela Maçonaria.

O movimento foi iniciado em 06 de março de 1817, com a ocupação do Recife, liderada por Domingos José Martins, José de Barros Martins (“Leão Coroado”), Frei Caneca, Antônio Carlos de Andrade e Silva (irmão de José Bonifácio) e o padre João Ribeiro. Depois instalaram um governo provisório e proclamaram a República.

No dia 29 de março de 1817 foi convocada uma Assembleia Constituinte, formada por representantes eleitos em todas as comarcas. Durante a assembleia foi formalizada a separação entre os poderes Executivo, Legislativo, Executivo e Judiciário; garantida a liberdade de culto, embora o catolicismo tenha sido mantido como religião oficial; abolidos alguns impostos e proclamada a liberdade de imprensa. 

O movimento se expandiu pelo Nordeste, mas conquistou poucos apoios e adesões. Os revolucionários ficaram no poder por cerca de três meses. Foram derrotados pelas tropas portuguesas fiéis a Dom João VI, que entraram no Recife em 19 de maio e no dia seguinte renderam os insurgentes.

Evento – O Governo do Estado vai comemorar a data nesta segunda-feira (06) com uma solenidade no Palácio do Campo das Princesas, onde consta a entrega de medalhas do bicentenário da revolução a entidades e ex-governadores de Pernambuco; desfile cívico-militar, chamada solene dos nomes dos revolucionários e descerramento de uma placa no hall do Palácio.

Às 15h, a Academia Pernambucana de Letras e o Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico de Pernambuco farão sessão conjunta com palestra de Vamireh Chacon sobre “A Revolução de 1817 e a cultura brasileira”. Já a Assembleia Legislativa (Alepe) fará uma sessão solene às 18h.

Também serão publicados por meio da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) três livros sobre o tema: “Abecedário da Revolução”, “História da Revolução de Pernambuco em 1817” e “Dez visões sobre 1817”.

 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: