mar
14

Cuidado para não cair nos boatos que circulam no Facebook

Na semana passada, um boato no Facebook de que a Prefeitura de Olinda estava abrindo concurso público com vagas para o ensino médio, técnico e superior, causou um grande bochicho, a ponto da prefeitura publicar em sua fan page um post negando a notícia.

3-22

Boatos acontecem aos montes nas redes sociais e até o Facebook, um dos canais que mais divulga mentiras, também é ele próprio alvo de várias balelas que circulam na web. Sobre isso, o portal Boatos.org relacionou algumas inverdades que ultimamente têm sido compartilhadas e que muita gente se deixa levar:

Salvem suas contas, estão hackeando todo mundo!

Uma mensagem começou a circular no próprio Facebook alertando sobre a suposta atuação de hackers que estavam roubando o perfil de todos. Segundo o aviso que rodou a internet, era de extrema importância copiar e colar o alerta no mural para que todos ficassem atentos a perfis duplicados em nome de conhecidos. Acontece que a história toda era uma balela, dessas sem argumentos e cheia de informações vazias. No fim o tal aviso só serviu para ‘assustar geral’. 

O Facebook agora vai cobrar pelo acesso!

Um boato muito comum na internet é de que o Facebook começará a cobrar pelo uso da rede social. Relatos recorrentes costumam aparecer relatando os usuários sobre os preços que variam, sem ao menos especificar em qual moeda será cobrado o valor. Esses alertas vêm sempre acompanhados daquela clássica mensagem ‘copie e cole para se livrar dessa’. Um surto desse mensagem em 2013 fez milhares de timelines compartilharem essa notícia só para evitar a cobrança. No final, tudo foi desmentido pela assessoria do Facebook.

A partir de meia-noite, seremos bloqueados!

Parece que quem inventa boatos sobre o Facebook, sabe qual é o principal medo dos usuários dessa ferramenta: ‘ficar sem acesso’. Não à toa, sempre circula por aí a notícia de que o Facebook será bloqueado. Com os recentes bloqueios do WhatsApp  por definição judicial, esse medo se espalhou mais ainda, o que faz o boato se espalhar mais rápido. A notícia que abalou tanta gente foi compartilhada por páginas de comédia e em sites que indicavam o suposto link da notícia sobre o bloqueio, mas que na verdade não levava a lugar nenhum.  

Agora dá pra saber quem visitou o perfil!

Embora existam muitas piadas sobre a inferioridade do extinto Orkut em relação ao Facebook, muita gente reclama de saudade de uma das funções do velhinho, a de ver quem visitou o perfil. Talvez por isso, seja constante a história de que isso será possível. Neste mês, viralizou pelo Facebook a informação de que seria possível saber quais pessoas passaram pelos perfis, inclusive a hora e o que fuçaram. Tudo boato. O Facebook tem por hábito anunciar suas mudanças e esse tipo de atividade jamais foi registrada pela empresa. No ano de 2014 um boato semelhante a este também foi compartilhado aos montes.

O Facebook é uma entidade pública!

Por último, mas não menos importante, o boato de que o Facebook era uma entidade pública com permissão para utilizar qualquer dado, foto ou informação postada, a não ser que se postasse uma nota de proibição. Esse boato ganhou força nas redes sociais no ano de 2012. E vez por outra ele volta, fazendo com que as pessoas desavisadas postem em suas timelines o tal recado. No entanto, é preciso lembrar que o Facebook é uma empresa de capital aberto. Além disso, cada usuário tem controle da privacidade de sua conta, que podem editar aqueles que podem ou não ver as postagens.

Fonte: Portal Boatos.org

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: