mar
16

Prefeitura de Olinda vai reforçar fiscalização do patrimônio histórico

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags , ,

Fortim do Queijo, no CarmoO Forte de São Francisco, mais conhecido como Fortim do Queijo, localizado na praia do Carmo, em Olinda, tornou-se um dos alvos prediletos dos vândalos. Somente este ano, a Prefeitura da cidade renovou duas vezes a pintura daquele espaço, danificado por pichadores.

No início desta semana, a gestão da Cidade Patrimônio da Humanidade anunciou um “basta” na depredação e informou que está adotando medidas rigorosas para evitar que esse tipo de ação volte a se repetir. A Secretaria de Segurança Urbana vai reforçar o monitoramento eletrônico do monumento e da área do entorno, e traçar um novo roteiro na ronda da Guarda Municipal. As iniciativas que devem ser estendidas para outras áreas do Sítio Histórico.

Aliada ao monitoramento está sendo desenvolvida uma divulgação, principalmente nas redes sociais, contra as pichações. A propaganda lembra que a pichação é crime previsto no Código Penal e que o indivíduo que for pego depredando prédios históricos e tombados pode pegar de seis meses a um ano de prisão, além de pagar multa.

Há também um apelo para que os cidadãos passem a denunciar os flagrantes de pichações, telefonando para o número 190. De acordo com a Prefeitura, de janeiro até agora, cinco vândalos já foram presos.

Investimento – De acordo com a Secretaria de Imprensa de Olinda, nesses primeiros meses de 2017 a Prefeitura investiu cerca de R$ 2 mil em tintas para recuperar a pintura e cobrir as pichações do Fortim do Queijo.

Por mês, estima-se que o custo total de manutenção do monumento chegue a de cerca de R$ 25 mil, dividido entre energia elétrica, coleta de lixo, limpeza da via e do trecho de areia da praia e outras demandas relacionadas à construção e à praça do Fortim.

Foto: Folhape

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: