mar
26

Corpo de Dom Marcelo Carvalheira, velado neste domingo na Catedral da Sé, segue para João Pessoa/PB

O corpo de Dom Marcelo Carvalheira, arcebispo emérito da Paraíba, foi velado neste domingo (26) na Catedral da Sé, em Olinda. O velório começou às 10h e foi celebrada missa de corpo presente. Agora o corpo segue para João Pessoa, na Paraíba, onde será sepultado às 16h da segunda-feira (27).

Dom-Marcelo-CriançaDom Marcelo Pinto Carvalheira, morreu neste sábado (25), aos 88 anos. Oblata beneditino, o religioso tinha especialização em Teologia Dogmática. Foi um dos grandes colaboradores de dom Helder Camara durante a ditadura militar no Brasil, tendo sido, inclusive, preso e torturado, na defesa dos líderes católicos da época.

Dom Carvalheira ocupou a vice-presidência da CNBB de 1998 a 2004, teve livros publicados e morava em Olinda. “Sempre nutri grande respeito por dom Marcelo, nome que fez história em nossa região, e rogo ao Pai que lhe dê descanso em sua glória”, comentou o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

O governador Paulo Câmara também se pronunciou sobre a perda: “Com o desaparecimento de Dom Marcelo Carvalheira, o Brasil perde uma grande referência religiosa e humanitária. Dom Marcelo foi um pastor que sempre esteve ao lado dos mais pobres, dos injustiçados, principalmente os do Nordeste brasileiro. Com Dom Hélder Câmara, Dom Marcelo lutou contra a ditadura militar e em defesa dos direitos humanos, denunciando prisões ilegais e a tortura. Por sua atuação firme e corajosa, ele mesmo foi preso e torturado. Para todos nós, fica o exemplo de fé, perseverança e humildade de Dom Marcelo”.

Fonte: Diário de Pernambuco

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: