abr
5

Ampliado racionamento em Olinda: água só chega a cada cinco dias

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Serviços     Tags , ,

racionamento dáguaA previsão de chuvas abaixo da média para os próximos quatro meses e o baixo nível da Barragem Botafogo (Rio Catucá), principal fonte hídrica que compõe o sistema de distribuição de água das cidades de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, levaram a Compesa a anunciar a ampliação do calendário de abastecimento nas quatro cidades. Antes, era, em média, um dia com água e três dias sem. Agora passou para o regime de um dia com água e cinco dias sem água.

O aumento do rodízio foi necessário em função da redução do volume de água retirado da Barragem Botafogo (de 700 litros por segundo para 200 litros por segundo), que apresenta apenas 11,27% da sua capacidade total de armazenação (27,6 milhões de metros cúbicos de água).

O índice pluviométrico registrado na região da Barragem de Botafogo, localizada em Igarassu, no mês de março deste ano (119 mm), sofreu uma queda de 34% em comparação ao mesmo período de 2016 (180 mm). Outro sinal de alerta é o fato de a Barragem ter extravasado água apenas uma vez (em 2009), nos últimos oito anos.

O novo calendário já está em vigor nos municípios de Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima, que juntos somam uma população de 900 mil habitantes. O Sistema Botafogo responde por 50% da oferta de água nessas quatro cidades, que também são atendidas por poços e outros sistemas de abastecimento.

Na região norte da Região Metropolitana ficam de fora da ampliação do calendário as cidades de Itamaracá e Itapissuma, que são abastecidas por poços; e Araçoiaba, que possui um sistema independente a partir do Riacho Floresta. O calendário de abastecimento de água atualizado está disponível no site www.compesa.com.br.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: