abr
9

Fórum das Secas realiza primeira reunião do ano nesta segunda-feira

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eventos     Tags ,

Nesta segunda-feira (10) será realizada a primeira reunião do Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas. A discussão vai girar em torno das “Ações do IPA e da Embrapa Semiárido”, voltadas para o Agreste e Sertão de Pernambuco, que serão apresentadas pelo presidente do IPA, Gabriel Maciel e pelo dirigente da Embrapa Semiárido, Pedro Gama.

A iniciativa é uma oportunidade de discutir junto à classe produtora rural as suas demandas, bem como apresentar opções de políticas e tecnologias que levem a soluções permanentes, quando da ocorrência de secas. A reunião do Fórum acontecerá no Hotel Golden Tulip, em Boa Viagem – Recife. O Fórum reúne 12 entidades, dentre as comunidades empresarial e acadêmica e entes de governo.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e do Fórum das Secas, Pio Guerra, considera imprescindível o acesso do produtor ao resultado das pesquisas agropecuárias. “A difusão do conhecimento tecnológico permite o uso racional dos recursos naturais, garante a manutenção e o sucesso da atividade produtiva”. Os estudos desenvolvidos por essas instituições norteiam as políticas públicas estruturadoras destinadas ao meio rural para parte da região Nordeste.

Números – Mais de 12 milhões de nordestinos sofrem as consequências dessa estiagem prolongada; 1.200 municípios já  decretaram estado de emergência e o rebanho bovino regional foi reduzido em mais de 7 milhões de animais.

Em Pernambuco, são mais de 1,2 milhão de pessoas atingidas. Dados do IBGE apontam, ainda, uma redução de mais de 30% da área cultivada e cerca de 50% do Valor Bruto da Produção, se comparado a 2011.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: