abr
14

Católicos participam de procissão no Sítio Histórico de Olinda

AuthorPostado por: Jornalismo Redação    Category Em: Religião     Tags ,

Católicos participaram, na tarde desta sexta-feira (14), da procissão do senhor morto. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Os fiéis saíram da Catedral da Sé, no Sítio Histórico de Olinda, e seguiram até o bairro do Carmo.

SÉ

De cordo com a Igreja, centenas pessoas seguiram a procissão, que relembrou os últimos momentos de Jesus. A Sexta-Feira Santa é o único dia do ano em que não há missas nas igrejas.

O ato litúrgico foi dividido em três partes: o momento da palavra, o beijo da cruz e a comunhão. No fim da cerimônia, uma imagem de Jesus morto foi colocada sobre um altar. Os católicos puderam reverenciá-la.

Na quinta-feira (13), o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a cerimônia de lava pés. A solenidade religiosa ocorreu no Centro Educacional Saber Viver, na Ilha de Deus, na Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. Durante a missa, dom Fernando destacou a necessidade de preservação da natureza, tema da Campanha da Fraternidade de 2017.

O arcebispo explicou que a solenidade foi realizada na Ilha de Deus para servir de exemplo na campanha de preservação de biomas brasileiros. A comunidade tem 2 mil habitantes e fica em uma área de mangue. 

Segundo ele, cada vez mais cresce a quantidade de manguezais depredados. “Essas pessoas vivem do sustento na maré. E nós precisamos falar sobre isso, incentivando a população a tomar conta do ambiente na Mata Atlântica”, declarou.

A solenidade reuniu cerca de 150 pessoas. Na cerimônia, o arcebispo lavou os pés dos católicos, lembrando o ato de humildade de Jesus Cristo, na Última Ceia. Ele destaca que se trata de uma grande lição para todos.

De manhã, dom Fernanado celebrou a missa dos santos óleos. Ele abençoou o produto que é usado em todas as cerimônias nas mais de 120 paróquias da arquidiocese, ao longo do ano. São 52 litros, que serão utilizados em celebrações de crisma e batismo e unção de enfermos.

Cerca de 200 sacerdotes estiveram na Igreja da Sé, no Sítio Histórico de Olinda. Eles renovaram o compromisso da ordenação.

Fonte: Portal G1

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: