maio
1

Pesquisa aponta Jair Bolsonaro em segundo na corrida à Presidência

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Política     Tags , ,

bolsonaro

Pesquisa Datafolha divulgada nesse domingo (30) pelo jornal Folha de S. Paulo aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém-se na liderança da corrida para a Presidência em 2018. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) cresceu e aparece em segundo lugar da disputa, empatado tecnicamente com a ex-senadora Marina Silva (Rede). O levantamento é o primeiro do instituto após a divulgação de detalhes da delação da Odebrecht.

Conhecido por seus posicionamentos conservadores, Bolsonaro subiu de 9% para 15% e de 8% para 14% nos dois cenários em que é possível acompanhar a evolução. Segundo a publicação, nesses e em outros dois com candidatos diversos, Bolsonaro empata com Marina.

A pesquisa mostra ainda que ele é o segundo nome mais lembrado de forma espontânea, com 7%. O índice é menor que o de Lula (16%), mas acima dos 1% dos outros.

O Datafolha fez 2.781 entrevistas, em 172 municípios, nos dias 26 e 27 de abril, antes da greve geral. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais.

Os tucanos Aécio Neves e Geraldo Alckmin, senador por Minas Gerais e governador de São Paulo, respectivamente, caíram na preferência dos eleitores. Aécio tem 8% contra 26% em dezembro de 2015. No cenário há Lula, Bolsonaro, Marina Silva e Ciro Gomes (PDT). Já Geraldo Alckmin tem 6%. Em dezembro de 2015 ele tinha 14%.

Na pesquisa de segundo turno, Lula derrota todos, exceto Marina e um nome que não havia sido testado até o momento, o do juiz Sérgio Moro. Ele comanda processos contra o ex-presidente na primeira instância da Lava Jato.

Sem partido, o juiz supera o ex-presidente numericamente, com empate técnico: 42% a 40%. Sérgio Moro, no cenário de primeiro turno em que é incluído chega tecnicamente em segundo. Neste caso, o apresentador Luciano Huck (sem partido) estreia com 3%.

O presidente Michel Temer (PMDB) não tem mais do que 2% das intenções de voto nos cenários em que aparece. No entanto, ele é rejeitado por 64% da população. Lula tem 45% de rejeição, Aécio 44%, Alckmin 28%, Bolsonaro 23%, Marina 21%. João Doria (PSDB), prefeito de São Paulo, e o juiz Sergio Moro, por sua vez, têm 16% de rejeição cada.

Foi a primeira vez que o Datafolha incluiu Doria no levantamento. Ele tem um desempenho melhor do que Alckmin e Aécio. Teria entre 5% e 11% dos votos.

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: