jun
19

Audiência pública discute abandono do Nascedouro

AuthorPostado por: Maraba Soares    Category Em: Cultura     Tags , ,

Nesta quarta-feira (21), das 9h às 13h, uma audiência pública na Câmara Municipal do Recife está programada para discutir o abandono do Centro Cultural e Desportivo Nascedouro de Peixinhos e cobrar um plano de requalificação do espaço. 

Peixinhos

Em 1980 o antigo Matadouro de Peixinhos foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Municipal do Recife, quando se tornou um sítio histórico. No início da década de 1990 vários grupos culturais da comunidade iniciaram o resgate cultural e patrimonial do espaço. 

De prédios rígidos, o Matadouro de Peixinhos teve sua construção iniciada em 1874. Foi concluída e inaugurada em 09 de novembro de 1919. Quase todo o material foi importado, refletindo a época de construção em estilo europeu. 

O Centro Tecnológico da Cultura Digital Nascedouro de Peixinhos (CTCD) foi inaugurado em 2006 na área do antigo abatedouro, após parte da estrutura passar por requalificação. A área foi transformada e desenvolveu diversas ações nos campos das artes visuais, tecnologia e cultura. 

No entanto, a movimentação no Nascedouro aconteceu muito antes disso. Na década de 1990, por iniciativa da comunidade, projetos culturais e educativos foram desenvolvidos no espaço. Na época, os envolvidos fizeram a limpeza do local, construíram uma horta comunitária e uma biblioteca. Após isso, o Nascedouro passou a ser de responsabilidade governamental. Mas atualmente o espaço está completamente abandonado.

 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: