jun
26

PE-15 continua um poço de problemas

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Trânsito     Tags , , , ,

A principal via de ligação entre Olinda e o norte do Grande Recife é um festival de degradação que desafia a paciência dos motoristas, a integridade do pedestre, e a mecânica dos veículos. 

WP_20170531_07_42_10_Pro

A desordem urbana dá o tom em praticamente todos os 12 quilômetros de extensão da rodovia, que vai do Complexo de Salgadinho até a entrada de Abreu e Lima, passando por Paulista. Do lado de fora das pistas, calçadas em estado precário e muitas ocupações irregulares. Nas faixas de rolamento, o estado do asfalto é um convite ao trânsito lento. A mais comum é ônibus e veículo de passeio circularem pela contramão na faixa exclusiva do BRT para fugirem dos buracos. Em pelo menos dois pontos, em frente aos quartéis do Exército e nas imediações da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho), ambas no bairro de Ouro Preto, é possível ver as manobras arriscadas, uma vez que vários veículos circulam em sentido oposto.

A PE-15 é o principal eixo do corredor Norte-Sul do BRT, e é justamente na pista destinada ao transporte público que se encontram os maiores problemas. Em alguns pontos, como no que fica em frente ao Atacadão, os veículos são obrigados a praticamente parar devido às crateras.

A falta de capinação é um pesadelo para quem circula no local, principalmente nos canteiros centrais. O mato cobre placas, divisões entre pistas e até mesmo os precários espaços pelos quais os pedestres tentam se locomover. Iluminação à noite? Esqueça. Não faltam relatos de assaltos por causa da escuridão da via.

No entanto, A PE-15 era para ter outra cara. Em fevereiro de 2014, o então governador Eduardo Campos anunciou um investimento de R$ 14 milhões para a requalificação da rodovia. O projeto previa a integração de 11 quilômetros de rota ciclável a um novo projeto paisagístico que previa jardins nos canteiros e passarelas para pedestres. A ciclovia começou a ser feita, mas hoje, em vários trechos, serve apenas para depósito de lixo e entulhos. 

Fonte: Portal JC

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: