ago
8

Olinda anuncia desativação do Aterro Sanitário de Aguazinha

AuthorPostado por: Jornalismo Redação    Category Em: Olinda     Tags , ,

O Aterro Sanitário de Aguazinha, em Olinda, foi desativado. O fechamento foi uma determinação da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH). O local foi cenário de uma série de denúncias sobre tratamento de resíduo irregular e incêndios, além de registrar famílias morando no lugar. O anúncio foi feito nesta terça-feira (08) durante uma reunião entre o prefeito, Professor Lupércio (Solidariedade) e secretários de governo.

O aterro funcionava na rodovia Segunda Perimetral Norte, no bairro de Aguazinha. Com cerca de 120 mil toneladas de lixo, o local não contava com tratamento dos resíduos. O solo foi contaminado pelo chorume, um líquido altamente tóxico, que caía no riacho, seguia pelo rio Beberibe e corria para o mar.

De acordo com a Prefeitura de Olinda, o município foi multado em R$ 800 mil pela CPRH, que também bloqueou o repasse de R$ 6 milhões por ano, referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ambiental.

A administração municipal precisou fazer um contrato de emergência com uma empresa para levar o lixo para o Aterro Sanitário Norte, que fica em Igarassu.

“A CPRH nos informou qual era a alternativa. Nós submetemos isso ao Tribunal de Contas do Estado e houve a aprovação que emergencialmente nós podíamos dar essa solução para posteriormente encontrarmos a solução definitiva”, pontuou o secretário de Serviços Públicos, Evandro Avelar.

O local não possuía muros para controlar a entrada e saída de pessoas. Famílias residiam no aterro. Crianças brincavam ao lado da sujeira e do esgoto. Essas famílias vão receber assistência da Prefeitura.

“Esse é outro problema, grave e importante. O município está preocupado, destinou a Secretaria de Ação Social para cuidar disso e já promoveu o cadastramento de todos os catadores. Eles estão sendo reunidos nessa mesma semana para encontrar uma solução. São muitas crianças que devem ir para as escolas e muitas pessoas doentes. A Secretaria de Saúde vai cuidar disso. Vamos capacitá-los para que eles possam ter outra atividade, seja no município ou fora”, concluiu o secretário.

Fonte: Portal G1 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: