ago
23

Começa hoje a remoção de diesel derramado por navio em Olinda

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Serviços     Tags

NavioPassados nove meses desde o naufrágio do navio cargueiro Navemar XII, que seguia para o arquipélago de Fernando de Noronha, a empresa responsável pela embarcação, a Meso Oceânica Serviços de Embarcações Ltda., apresentou o cronograma do plano de remoção dos 6,5 mil litros de óleo diesel ainda armazenados nos tanques. A operação tem início nesta quarta-feira (23) e segue até o dia 11 de setembro, sob fiscalização do Ibama e da Capitania dos Portos.

A retirada do combustível inspira cuidados, uma vez que, havendo vazamento, o dano ambiental poderá atingir não só as praias de Olinda, mas chegar também até a praia de Boa Viagem, no Recife. A penalidade para casos de poluição marinha, considerados de grande impacto ambiental, pode chegar até a máxima, que é de R$ 50 milhões, conforme o Ibama.

A saída da balsa de apoio do Porto de Suape para o Porto do Recife ocorrerá amanhã (24), um dia após a chegada dos equipamentos, que vêm de Salvador (BA). Desde que ocorreu o acidente, a Capitania dos Portos, junto ao Ibama, tem feito o monitoramento diário da embarcação, no sentido de controlar qualquer risco. 

De acordo com um dos diretores da Meso Oceânica, Humberto Machado, o cronograma poderá sofrer alterações, já que vai depender do nível da maré e também dos ventos. Caberá à empresa contratada pela Meso Ocêanica avaliar a possibilidade de reutilizar o óleo diesel. A Marinha do Brasil decidirá se o navio virará mais um recife artificial e definir o local adequado para afundá-lo. 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: