set
11

Semana de Astronomia é comemorada no Alto da Sé, em Olinda

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eventos     Tags , , ,

observatório do Alto da Sé

O Observatório da Sé, no Alto da Sé (Olinda) e o Espaço Ciência festejam desta segunda (11) até a próxima sexta-feira (15), a Semana de Astronomia. Durante cinco dias, acontecerão oficinas, lançamento de foguetes e observação do céu. Este ano, o evento tem como mote o conhecimento dos povos antigos e indígenas. A entrada é gratuita.

Os aspectos da astronomia serão abordados em diferentes oficinas. A teoria da gravitação universal poderá ser compreendida a partir da construção de um modelo de poço gravitacional que simula a deformação da estrutura do espaço–tempo a partir de um corpo denso. A atividade será realizada no Espaço Ciência (Complexo de Salgadinho) e no Observatório do Alto da Sé.

Outra opção é conhecer as fases e movimentos da Lua, em demonstração realizada no Espaço Ciência. No Observatório da Sé será possível construir um espectroscópio caseiro, instrumento destinado a separar os componentes de um espectro óptico e que ajuda cientistas a descobrir a composição química dos planetas e estrelas.

A observação do céu é outra atração. Tanto no Espaço Ciência quanto no Observatório da Sé, a observação do Sol poderá ser feita a partir de telescópio equipado com filtro.

Na Alto da Sé o visitante também poderá observar a Lua (que estará na sua fase minguante) e planetas como Saturno, Mercúrio e Júpiter. Dentre as constelações, as mais visíveis serão o Cruzeiro do Sul, Centauro, Escorpião, Virgem, Boieiro, Coroa Austral, Triângulo Austral, Lobo e Compasso.

A montagem e lançamento de foguetes são outras atrações. Quem participa da programação, tanto no Espaço Ciência quanto no Observatório da Sé, é o professor Antônio Carlos Miranda, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Ele é responsável pelo projeto “Desvendando o Céu Austral”, que ajuda a popularizar o conhecimento astronômico no Estado. 

O Observatório do Alto da Sé está aberto a partir de amanhã (12). Funciona de terça-feira a domingo, de 16h às 20h. Já o Espaço Ciência funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados e domingos, das 13h30 às 17h.

Envie um comentário

Redes Sociais:

Manu

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: