set
15

Acusado de assassinar bispo e professora em Olinda vai a júri popular

O assassinato de um bispo da Igreja Anglicana e da esposa dele em Olinda, cuja tragédia chocou o país em fevereiro de 2012, finalmente terá um desfecho. O júri popular de Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, de 34 anos, está marcado para o próximo dia 5 de outubro, no Fórum de Olinda. Sete jurados vão decidir o futuro do acusado, que é filho das vítimas e está preso.

bispo

De acordo com a denúncia, Eduardo assassinou a facadas o bispo anglicano Edward Robinson de Barros Cavalcanti, 68, e a professora aposentada Miriam Nunes Machado Cotias Cavalcanti, 64, na casa do casal, no bairro de Jardim Fragoso. Após o crime, o acusado ainda teria tentado se matar. Ele passou quase uma semana internado no Hospital da Restauração. Um laudo da unidade comprovou que ele teria consumido cocaína excessivamente.

O júri popular demorou cinco anos para ser marcado porque um laudo do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), solicitado pela Justiça, apontou que Eduardo Olímpio era portador de um transtorno de personalidade e se encontrava em um quadro de depressão. O Ministério Público questionou o resultado e, ao longo desses últimos anos, mais dois laudo – com diferentes profissionais – foram confeccionados e apresentaram divergências. Essa pode, inclusive, ser uma arma de defesa para que o acusado não seja condenado pelo júri popular.

O duplo homicídio aconteceu dias após o condenado voltar dos Estados Unidos, onde viveu por 13 anos na casa de tios. Horas antes do crime, ele foi visto por vizinhos amolando uma faca. À noite, acompanhou os pais até a igreja. Ao chegar em casa, trancou todas as portas e iniciou uma discussão que acabou nas mortes.

Investigações da Polícia Civil, na época, apontaram que uma das motivações do crime seria a revolta de Eduardo por ter sido enviado para morar em outro país. No processo há informações de que Eduardo praticava crimes nos Eua, e inclusive seria integrante de uma gangue criminosa.

Edward Cavalcanti era bispo diocesano da Igreja Anglicana, ex-deputado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Foi professor de Ciência Política Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Fonte/Imagem: Portal JC

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: