set
21

FMO e Hemope promovem campanha para lembrar a doação de órgãos

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eventos     Tags , ,

Para lembrar a Semana Nacional de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos a Faculdade de Medicina de Olinda (FMO) realizará o I Encontro Estudantil de Medicina sobre Doação e Transplante de Órgão e Tecidos, nos dias 22 e 23 de setembro a partir das 8h da manhã.

O evento faz parte do calendário oficial da Semana Nacional de Sensibilização à Doação de Órgãos da Central de Transplante de Pernambuco, que começa nesta sexta-feira (22). Das 9h às 15h, equipes do Hemope estarão presentes durante todo o dia na FMO (Rua Professor Manoel de Almeida Belo, 1.333), no Bairro Novo, e serão responsáveis pela coleta de sangue de voluntários. A ação visa fortalecer o banco de dados do Registro Nacional de doadores de medula óssea (Redome). 

No próximo sábado (23), a partir das 8h, professores da FMO, profissionais renomados da área, além de estudantes, participarão de palestras e conferências sobre doação de órgãos. Entre os temas debatidos estão “Reflexões éticas, legais e cientificas da doação de órgãos e tecidos”, ministrada por Noemy Alencar,  e “Bancos de Pele Homólogo”, pelo professor Marcelo Borges, entre outras.

Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), o Brasil é o segundo país no mundo em número de transplantes realizados por ano, sendo mais de 90% do Sistema Único de Saúde (SUS). Pernambuco é o terceiro Estado do Brasil e primeiro do Norte e Nordeste no número de transplantes de coração e medula óssea. É ainda o primeiro na região em procedimentos de rim e pâncreas, segundo a ABTO. Atualmente há 144 mil cadastrados no banco de dados do Redome. 

Envie um comentário

Redes Sociais:

senai-dez

sesi-dez

Anuncio-gif OH

pernambucont


Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog: