jan
18

Já são dois casos suspeitos de febre amarela em Pernambuco

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Saúde     Tags ,

No início da semana ocorreu o anúncio do primeiro caso registrado em 2018 com suspeita de febre amarela. Foi o de uma pernambucana com quadro de febre, sintomatologia iniciada em 07 de janeiro. A paciente visitou o município de Mairiporã (SP), considerado área de risco. No dia 09 de janeiro ela foi atendida numa unidade hospitalar da rede privada. Já recebeu alta médica e as análises laboratoriais estão em andamento.

Ontem (17), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou a segunda suspeita de febre amarela: um paciente pernambucano, mas que reside em Brasília (DF). Ele está de férias no Estado e passou por áreas de risco na Bahia antes de chegar ao Recife. O paciente foi atendido na terça-feira (16), em uma unidade privada, com quadro de febre, dores de cabeça e no corpo. 

Ele já é vacinado contra a febre amarela e, apesar de estar imunizado e não seguir a definição do Ministério da Saúde para caso suspeito, foi notificado pela unidade de saúde por ter passado por área considerada de risco na noite da última terça-feira (16).

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que Pernambuco não é área de transmissão da febre amarela, ou seja, não tem a circulação do vírus, e também não registra casos da doença transmitida há cerca de 90 anos.

O Ministério da Saúde considera Pernambuco como Área Sem Recomendação de Vacina (ASRV). Sendo assim, não há a necessidade de vacinação para os seus residentes. A vacina só é indicada para aqueles que viajarão para as Áreas Com Recomendação de Vacina (ACRV) devido ao risco de transmissão.

Envie um comentário

Carnaval 2019

Está chegando o Sábado de Carnaval2 de março de 2019
255 dias restantes.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje