jan
12

Petistas homenageiam Lula com a troça carnavalesca Sapo Barbudo

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Carnaval     Tags , , ,

Militantes do PT de Pernambuco lançam neste sábado (13), em Olinda, a Troça Carnavalesca Mista O Sapo Barbudo, em homenagem ao ex-presidente Lula (PT). A agremiação é parte da mobilização nacional de apoio ao petista, que será julgado em segunda instância no próximo dia 24 de janeiro. “Sapo barbudo” foi uma expressão utilizada por Leonel Brizola para se referir a Lula durante as eleições de 1989.

A concentração da troça começa às 14h, na Praça da Abolição (Praça da Preguiça), no CarmoUma orquestra de frevo e outras duas troças ligadas ao PT no Estado participarão do desfile. Antes da saída, prevista para as 16h, acontecerá uma oficina de serigrafia para as pessoas pintarem suas camisas.

O hino da troça foi criado pelo compositor Alex Mono. A letra alfineta o juiz Sérgio Moro (“vai ter que engolir”), que condenou o ex-presidente em primeira instância na Operação Lava Jato, e fala de “Justiça sem perseguição” e “respeito à democracia”.

Há, ainda, referência a trecho do frevo “Madeira que cupim não rói“, de Capiba. Na versão de “O Sapo Barbudo”, a frase “queiram ou não queriam os juízes, o nosso bloco é de fato campeão” virou “queiram ou não queiram os juízes, o sapo barbudo vai participar da eleição”.

Um clássico do Carnaval pernambucano, a canção virou símbolo da campanha de Eduardo Campos ao governo de Pernambuco, em 2006, após ser cantada pelo escritor Ariano Suassuna nos comícios do socialista e na festa de eleição.

Neste final de semana estão programadas mais de uma dezena de prévias carnavalescas no Sítio Histórico de Olinda.

Ilustração: O Rebate

Envie um comentário

Carnaval 2019

Está chegando o Sábado de Carnaval2 de março de 2019
226 dias restantes.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje