abr
16

Mestre Afonso é sepultado em Olinda

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Cultura     Tags , ,

Centenas de pessoas compareceram ao Cemitério de Águas Compridas, em Olinda, na tarde desta segunda-feira (16), para se despedir de Afonso Gomes de Aguiar Filho, o Mestre Afonso do Maracatu Leão Coroado. O enterro aconteceu por volta das 17h, após um cortejo de amigos e parentes sair do velório no Terreiro de São João, também em Águas Compridas, percorrendo o bairro até o cemitério. Mestre Afonso foi velado e sepultado ao som de toadas africanas e rufar de alfaias, numa cerimônia emocionante. 

Pais de santo como Alexandre L’Omi L’Odò e Pai Ivo da Xambá; o terreiro Palácio de Iemanjá, os afoxés Ogum Toperinã e Alafin Oyó, e os maracatus Piaba de Ouro e Almirante do Forte foram algumas das entidades que marcaram presença no local.

Desde 1997, Mestre Afonso comandava o Maracatu Leão Coroado, o mais antigo em atividade em Pernambuco e declarado patrimônio cultural vivo de Pernambuco. Ele era casado com dona Janete, dama do Paço da agremiação, e deixa cinco filhos, dez netos e mais três bisnetos a caminho. Mestre Afonso morreu em consequência de um infarto fulminante sofrido durante cerimônia religiosa no terreiro, nesse domingo (15). 

O Leão Coroado aguarda a finalização do axexê (cerimônia fúnebre realizada após o enterro de uma pessoa iniciada no Candomblé), que deve durar sete dias, para depois definir os caminhos a serem tomados pelo grupo.

Fonte/Foto: Folhape

Envie um comentário

Carnaval 2019

Está chegando o Sábado de Carnaval2 de Março de 2019
286 dias restantes.

Educação

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje