out
7

É hoje! O que levar para poder votar?

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eleições 2018     Tags , , ,

Neste domingo, dia 07 de outubro, os brasileiros estão indo às urnas para escolher o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. O eleitor pode ir à sua seção eleitoral e votar das 8h às 17h.

Mas se você perdeu o Título de Eleitor e não sabe onde vai votar, é só consultar o local de votação e o número do seu título no portal do TRE-PE. Para a consulta, basta informar o seu nome, data de nascimento e nome da mãe.

Nesta eleição, não é obrigatória a apresentação do Título de Eleitor. Mas é necessário apresentar ao mesário um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Não será admitida a certidão de nascimento nem de casamento.

Você também pode utilizar o aplicativo e-Título, disponibilizado no Google Play e no Apple Store, que serve como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o recadastramento biométrico. Isso porque a versão digital já exibe foto, o que dispensa a apresentação de outro documento de identificação no momento do voto.

Ordem de votação – Hoje (07), na urna eletrônica, o seu primeiro voto será para o cargo de deputado federal, depois deputado estadual. Em seguida para as 1ª e 2ª vagas de senador, governador e presidente da República.

O eleitor pode votar em um candidato ou somente na legenda. Para votar no candidato da sua preferência, digite os cinco números do candidato, confira o nome e a foto dele e, caso esteja correto, tecle “Confirma”. Se você errou o número, tecle “Corrige”, digite os números corretos e confirme o seu voto.

Para votar somente no partido, o chamado voto de legenda, o eleitor deve digitar somente os dois primeiros números, pois esses identificam o partido. Antes da confirmação do voto, a urna apresentará a informação do respectivo partido e mensagem alertando o eleitor que, se confirmado o voto, ele será computado para a legenda.

Ao final o voto será para o cargo de presidente. Para votar no candidato da sua preferência, digite os dois números do candidato, confira o nome e a foto dele e, caso esteja correto, tecle “Confirma”. Se você errou o número, tecle “Corrige” e digite os números corretos, repetindo a operação até confirmar o seu voto. Quando terminar a votação, a urna eletrônica exibe a palavra “FIM” e emite um sinal sonoro indicando a conclusão do voto.

Envie um comentário

Carnaval 2019

Está chegando o Sábado de Carnaval2 de março de 2019
105 dias restantes.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: