out
25

Integração de sistemas de abastecimento na RMR vai ampliar oferta de água para Olinda

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Serviços     Tags , , ,

A integração dos sistemas de abastecimento é uma das ações planejadas pela Compesa, a médio e longo prazos, para aumentar e equilibrar a oferta de água para a população da Região Metropolitana do Recife (RMR). Na Rua Nigéria, no bairro de Peixinhos (Olinda), a companhia está tocando uma frente de serviços para implantar uma nova adutora, com sete quilômetros de extensão, que vai ampliar o fornecimento de água para 11 bairros olindenses.

Quando estiver pronta, essa adutora terá a função de transportar até 300 litros de água, por segundo, a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) Alto do Céu, localizada no Recife, para reforçar o abastecimento de 80 mil olindenses, concluindo assim mais uma etapa de integração do complexo hídrico da RMR. A obra recebe um investimento de R$ 9,5 milhões, recursos do Ministério das Cidades e Caixa Econômica Federal, e será concluída no prazo de 18 meses.

Esse trabalho de integrar sistemas teve início com a operação do Sistema Produtor Pirapama, que aumentou em 50% a produção de água para a RMR, acabando com o rodízio nas áreas planas do Recife. O planejamento da Compesa prevê eliminar o racionamento em toda essa região até o ano de 2045. “Dentre os desafios, está o de levar água para as áreas de morros do Recife e para a RMR, como a cidade de Olinda. Para conseguirmos transferir essa oferta de água do Sistema Alto do Céu para a área Norte da RMR, foi prevista, primeiramente, outra obra, a duplicação da Alça Norte, que permitirá levar parte da vazão do Sistema Pirapama para essa região (incluindo os morros), que hoje recebe água dos sistemas Tapacurá e Alto do Céu”, explica o gerente de Obras da Compesa, Rafael Ramos.

A implantação da nova adutora a partir do Sistema Alto do Céu vai garantir uma oferta de água suficiente para abastecer, todos os dias, os bairros dos Bultrins, Monte, Guadalupe, Amparo, Barreira do Rosário, Bonsucesso, 7º R.O, Jardim Fragoso, Bairro Novo, Casa Caiada e Alto da Mina.

2 Comentários to “Integração de sistemas de abastecimento na RMR vai ampliar oferta de água para Olinda”

  • Maria Betânia de Souza Alves 25 de novembro de 2018 às 11:20

    Hoje é dia de chegar água aqui na rua Beliro dourado em Jardim Atlântico. Estamos sem reservas. Cadê a água?

  • Mariluze 11 de fevereiro de 2019 às 02:08

    Desde do dia 22 de janeiro de 2019 a rua guaraná em Ouro preto – Olinda esta sem agua nas torneiras, gostaria de saber qual o motivo, pois no calendário de abastecimento esta marcando todos os dias com água, gostaria de saber o motivo que não chega água?

Envie um comentário

Carnaval 2019

Está chegando o Sábado de Carnaval2 de março de 2019
9 dias restantes.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 312 outros assinantes

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: