out
13

Primeira Corrida Brigadeiro Eduardo Gomes acontece neste domingo

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eventos     Tags , ,

Neste domingo (14), acontecerá a primeira edição da Corrida Brigadeiro Eduardo Gomes, em homenagem ao Patrono da Força Aérea Brasileira (FAB). O evento faz parte das comemorações alusivas ao Mês da Asa, que ocorrerão no Recife até o próximo dia 26 de outubro.

Anualmente, no dia 23 de outubro, são comemorados os dias da Força Aérea Brasileira e do Aviador, em celebração ao aniversário do primeiro voo do 14 BIS, que ocorreu nessa data em 1906, no Campo de Bagatelle, em Paris (França), e consagrou o brasileiro Alberto Santos Dumont como o “Pai da Aviação”, por ser tomar o primeiro ser humano a voar a bordo de uma aeronave.

A corrida também terá um outro fato histórico, uma vez que fará homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, que teve importante papel no desenvolvimento econômico e social da sociedade nordestina, especialmente a pernambucana, ao se empenhar para a instalação das Organizações Militares da Aeronáutica no Recife.

Eduardo Gomes foi o primeiro comandante da Segunda Zona Aérea, com sede no Recife. Ele participou da organização e construção das Bases Aéreas que desempenhariam importante papel no esforço dos aliados na Segunda Guerra Mundial, incluindo a Base Aérea do Recife, que muito contribuiu para o crescimento da região de Boa Viagem, local onde será realizada a corrida.

A casa onde ele morou, conhecida como a “Casa do Brigadeiro”, localizada na Avenida Boa Viagem, é mantida pela FAB para moradia do comandante da Guarnição da Aeronáutica de Recife, o comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego (Cindacta III), organização militar encarregada de coordenar a corrida, em parceria com a Associação dos Permissionários do Conjunto Habitacional Brigadeiro Haroldo Coimbra Veloso (Associação dos Oficiais da Guarnição Aeronáutica de Recife).

Envie um comentário

Carnaval 2019

Está chegando o Sábado de Carnaval2 de março de 2019
103 dias restantes.

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: