fev
12

Camarotes no Carnaval de Olinda: a polêmica continua

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Carnaval     Tags , ,

Continua a polêmica em torno da camarotização do Carnaval de Olinda. Nesta terça-feira (12), às 11h, uma audiência discutirá o tema na Câmara de Vereadores. Amanhã (13), a Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta (Sodeca) retoma o debate sobre os camarotes na sua reunião semanal.

As casas camarotes e os espaços de day use (onde o folião paga para  passar o dia) também estão no alvo de investigação do Ministério Público Federal (MPF) e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Iphan). A preocupação é quanto à sobrecarga que os eventos podem trazer para o Sítio Histórico, onde dezenas de construções são tombadas, e o descumprimento da Lei do Carnaval, que veta tais empreendimentos na folia.

Entre moradores do Sítio Histórico há um coro generalizado contra as casas camarotes, que estão proibidas desde 2015. Também estão em xeque estruturas que se vendem como day use, mas que configuram camarotes, sejam pelo porte ou shows com bandas. 

Um espaço que desperta polêmica é o conhecido “casarão de Alceu Valença“, onde está funcionando o projeto Olinda Tropicana, com shows musicais durante todos os domingos de fevereiro.O espaço é motivo de reclamação dos moradores, mas é defendido pelo o secretário de Patrimônio, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, João Luiz. “A proibição da lei é para os dias (oficiais) de Carnaval. Durante esse período que antecede, o que estão acontecendo são eventos que a gente está fazendo alguns testes para ver se conseguimos viabilizar aquele imóvel para transformá-lo em um equipamento turístico e cultural permanente, mas isso com o acompanhamento do conselho de preservação e de vários outros órgãos”, justifica.

Outra denúncia da comunidade é sobre a instalação de casas camarotes e day uses informais, sem nenhuma fiscalização por parte da Prefeitura de Olinda. Sobre essa informalidade, o secretário João Luiz explica que há dificuldade dos órgãos competentes que, muitas vezes, só conseguem perceber essa informalidade em cima da hora. Ele reforçou que está sendo finalizada uma varredura em todos os imóveis do Sítio Histórico que podem ser utilizados para apoio do folião. A listagem foi solicitada pelo Iphan. “Vamos fazer o que a lei prevê”, disse.

Fonte/Foto: Folhape

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
310 dias restantes.

Paixão de Cristo 2019

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 371 outros assinantes

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: