mar
13

Março Azul-Marinho: HCP faz alerta para o câncer colorretal

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Olinda     Tags

Quarto tipo mais frequente em homens e o terceiro mais frequente em mulheres no Nordeste, o câncer colorretal abrange os tumores que se iniciam no intestino grosso, especificamente nas regiões chamadas de cólon, reto e ânus. Como forma de alertar para a importância da prevenção contra este tipo de tumor, o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) apoia a campanha Março Azul Marinho, mês de combate e prevenção ao câncer colorretal.

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima para o ano de 2019, 2.260 novos casos de câncer colorretal para o sexo masculino e 2.800 para o feminino no Nordeste. Os principais fatores de risco são obesidade, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e alimentação rica em carnes processadas. Esse tipo de tumor apresenta maior incidência em pessoas de raça negra, de idade acima de 50 anos. Se diagnosticado precocemente, apresenta chances de cura, afirma o cirurgião oncológico do HCP, Mario Rino.

Os sinais de manifestação do câncer colorretal são: dores locais (abdômen, pélvis ou reto), sangue nas fezes, constipação, diarreia, fezes finas, náusea, obstrução intestinal, anemia, fadiga, perda de apetite e de peso, entre outros. A detecção precoce do tumor pode ser feita em pacientes que tenham histórico familiar de diagnóstico de câncer por meio de exames de rastreamento que avaliam se há alguma alteração relacionada ao tumor antes mesmo do surgimento dos sintomas.

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
275 dias restantes.

Paixão de Cristo 2019

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 401 outros assinantes

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: