maio
13

Começa 17ª Semana de Museus com atividades no Recife e Olinda

AuthorPostado por: Acioli Alexandre    Category Em: Eventos     Tags , , ,

Começa nesta segunda-feira (13), com uma programação extensa e gratuita em espaços culturais de todo o país, a 17ª Semana de Museus. O evento se estende até o próximo domingo (19), com exposições, exibição de filmes, oficinas, rodas de conversa e performances.

No Recife estão previstas atividades em seis locais: Casa do Carnaval (Pátio de São Pedro), Paço do Frevo (Bairro do Recife), Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – Mamam (Boa Vista), Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas), Museu de Arte Popular (Bairro de São José) e o Museu Murilo La Greca (Parnamirim). Em Olinda, tem atividades no Espaço Ciência, no Complexo de Salgadinho.

O tema deste ano é “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”. No Brasil estão programadas ações em 1.114 instituições culturais. O evento é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Confira os endereços:

  • Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam): Rua da Aurora, 265 – Boa Vista. Abre de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h; aos sábados e domingos, das 13 às 17h. Nesta semana oferece oficinas, rodas de capoeira, debates e a exposição “O tempo é implacável”, da artista mineira Juliana Gontijo.
  • Paço do Frevo: Praça do Arsenal da Marinha – Recife Antigo. Funciona das 9h às 16h30, de terça a sexta-feira; e das 14h às 18h, aos sábados e domingos. Programação conta com oficinas de dança, música e confecção de estandartes de agremiações de C
  • Espaço Ciência: Complexo de Salgadinho – Olinda. Oferece visita mediada às atrações permanentes, oficinas de percussão com o Maracatu Real da Várzea, e “Revivendo o Movimento Armorial”, além de visita ao Universo Compesa.
  • Museu da Cidade do Recife: funciona de terça a sexta-feira, no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José. Promoverá a atividade “Tradicionar: imagem e tradição”, para estimular a imaginação dos visitantes por meio de mímicas e desenhos sobre a história e as tradições do Forte das Cinco Pontas. No sábado (18) haverá a oficina “ForteBrincar” e construção de um forte usando papelão, papel colorido e tinta guache.
  • Casa do Carnaval (Pátio de São Pedro) e Museu de Arte Popular do Recife (Rua Felipe Camarão, no bairro de São josé) promovem nas tarde da quinta (16) e sexta-feira (17), uma oficina de introdução à prática de conservação preventiva em acervos museológicos (15 vagas).
  • Museu Murilo La Greca: Rua Leonardo Bezerra Cavalcante, 366 – Parnamirim. Abre de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e no sábado, das 15h às 18h. Promove o laboratório de restauro simbólico, na sexta-feira (17). Inscrição pelo e-mail: [email protected].
  • Museu da Abolição: Rua Benfica, na Madalena. Promove seminários e visitações guiadas, mostra de estética afro, oficinas, rodas de diálogos e apresentações culturais.

 

Envie um comentário

Carnaval 2020

Está chegando o Sábado de Carnaval22 de fevereiro de 2020
278 dias restantes.

Paixão de Cristo 2019

Olinda Hoje no Facebook:

Previsão do Tempo:

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 401 outros assinantes

Favoritos

Categorias do Blog:

Mapa do Site:

Arquivos do Blog:

Olinda Hoje

%d blogueiros gostam disto: